Eugénio Rodrigues venceu Scania Cup
Eugénio Rodrigues treina a equipa BMS Herlev/Falcon, que participa na Liga Feminina da Dinamarca, embora a esmagadora maioria das suas jogadoras seja ainda sub-19.

Competições | Treinadores
8 ABR 2015
Foi neste escalão de sub-19 que Eugénio Rodrigues conquistou a Scania Cup, prova em que participam as melhores equipas da Escandinávia, ao bater na final realizada este Domingo, a equipa sueca do Alvik Basket por 56-44.
A Scania Cup é o campeonato não oficial da Escandinávia para todos os escalões de formação até sub-19 inclusive. É uma competição reúne anualmente os 3 melhores classificados da Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia, apurando-se assim o campeão da Escandinávia em cada setor e escalão.
Por se tratar de uma espécie de Liga de Campeões para os escalões de formação, “vencê-la é mais significativo do que conquistar o próprio campeonato Nacional sendo unanimemente considerada como a segunda competição mais importante depois das respetivas Ligas nacionais seniores”, explicou o treinador português.
A equipa de Sub-19 Feminina (BMS-Herlev) é formada por 13 atletas que constituíram a base da equipa da Liga e terminado o campeonato sénior, Eugénio apontou baterias para a preparação desta competição. “Sabíamos de antemão que a permanência na Liga feminina estava garantida face ao reduzido número de equipas inscritas e tendo em conta a nossa falta de meios financeiros para investir fortemente na equipa sénior, estrategicamente decidimos apostar na juventude que o Clube tinha e na sua preparação desde o início da época.”
“Já conquistamos a Taça da Dinamarca (competição que existe em todos os escalões e não apenas ao nível sénior), e começaremos os quartos de final do campeonato no dia 11 de Abril depois de termos sido primeiros na fase regular.”
Em concreto, sobre a Scania Cup, as comandadas de Eugénio Rodrigues tiveram um percurso imaculado vencendo na fase de grupos o HOP BBK da Noruega e Luleå da Suécia (campeão em 2014). Nos quartos de final bateu o Hölsbo da Finlândia e nas meias finais o Tapiolen Honka também Finlandês.
Na final derrotou o finalista vencido do ano passado, Alvik de Estocolmo. “Foi um feito extraordinário já que os campeonatos Finlandeses e Suecos são muito mais fortes do que os restantes e o vencedor da Scania Cup neste escalão, é invariavelmente uma equipa oriunda de um destes dois países.”
“Tive um orgulho muito particular com esta conquista pois como coordenador da equipa sénior e sub-19 tive de tomar decisões e traçar caminhos de risco face à escassez de meios e por vezes isso acaba por não ser visível e reconhecido. Felizmente o trabalho duro de uma época foi compensado.”
“O balanço é portanto, francamente positivo e para encerrar a época em beleza falta-nos apenas juntar o título nacional e depois pensar em novos projetos para o futuro.”