EuroBasket Sub20 Feminino: Alemanha pelo caminho, Eslovénia no horizonte
Fase de grupos termina amanhã frente à Eslovénia, às 20h30

Seleções Jovens
3 AGO 2025
Portugal defrontou a Alemanha na segunda partida do EuroBasket Sub20 Feminino e apesar de um esforço notável na segunda parte da partida, impulsionado pelo apoio do público, não foi o suficiente para evitar o desfecho por 83-72.
Na primeira parte a Alemanha superiorizou-se nos primeiros dez minutos, alcançando uma vantagem de 12 pontos no primeiro parcial (24-12). A Seleção Nacional respondeu no 2.º período e conseguiu reduzir a desvantagem para 11 pontos à entrada do intervalo (42-31).
Com as equipas de regresso do balneário, as atletas de José Araújo procuravam reduzir a diferença no marcador mas foi mesmo o conjunto alemão a aumentar a vantagem para 17 pontos após um parcial de 19-13 no 3.º quarto. Já nos últimos dez minutos do encontro, Portugal não parou de procurar a reviravolta, mas, apesar de um parcial 22-28, foi mesmo a Alemanha a sorrir após a buzina final (83-72).
Destaque para a prestação de Inês Neto, que registou 20 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e dois desarmes de lançamento (21 valorização).
Portugal volta a entrar em campo já amanhã, segunda-feira, para enfrentar a Eslovénia na última partida da fase de grupos. A partida vai ter transmissão no canal oficial da FIBA e vai ter inicio às 20h30.
Recorde-se que, independentemente do registo de vitórias e derrotas nesta fase da competição, o primeiro jogo após a fase de grupos é o que irá decidir se as atletas portuguesas vão ficar no grupo das oito melhores seleções europeias neste escalão ou se vão disputar do 9.º ao 16.º lugar na classificação.
É possível assistir ao jogo no canal oficial da FIBA.
Na primeira partida do dia no Pavilhão Municipal de Guifões, a Bélgica levou a melhor sobre Israel e garantiu a segunda vitória na competição depois de uma grande exibição de Pauline Bayart com 17 pontos, nove ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27 valorização).
Na segunda vitória da Suécia na competição, a Lourdes da Silva Costa foi o grande destaque da partida com 36 pontos, 16 ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (42 valorização).
A formação gaulesa conseguiu a sua segunda vitória no torneio com uma exibição vistosa da Marine Dursus com 15 pontos, dois ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (19 valorização).
Phoenix Stotijn foi a MVP na segunda vitória dos Países Baixos no EuroBasket após registar 17 pontos, um ressalto, sete assistências e um desarme de lançamento (18 valorização).
A atleta Candy Edokpaigbe destacou-se na segunda vitória consecutiva da Itália na competição, ao registar 23 pontos, sete ressaltos, uma assistência e quatro roubos de bola (28 valorização).
A Turquia voltou a vencer no EuroBasket após uma exibição muito eficiente de Ceren Akpinar, que apontou 22 pontos e seis assistências (18 valorização).
A Espanha realizou uma exibição sólida em equipa e a nível de destaque individual foi Blau Tor quem mais se fez notar, ao apontar oito pontos, nove ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (16 valorização).