Europeu 2005 (SM)Portugal ganha lugar na Divisão A da Europa

Portugal está entre os 24 países mais bem classificados no ranking elaborado pela FIBA Europa para montar o sistema de qualificação para a fase final do Campeonato da Europa 2005 de seniores masculinos, marcada para a Sérvia e Montenegro.

Seleções
19 DEZ 2003

Está, por isso, na Divisão A, a única que oferece possibilidades de apuramento.

O novo sistema de qualificação para a fase final dos campeonatos da Europa, decidido em Novembro de 2002, baseia-se no ordenamento das 50 federações filiadas na FIBA Europa de acordo com os resultados obtidos pelas respectivas selecções nacionais de seniores masculinos nos últimos dez anos.
Os 24 países mais bem classificados foram colocados na Divisão A que apura para a fase final, enquanto os países integrantes da Divisão B lutarão por dois lugares de promoção à divisão superior.

DIVISÃO A

  • Qualificação automática
    Cinco dos 24 países já garantiram a qualificação automática para a fase final na Sérvia e Montenegro, precisamente aquelas que também já estão apuradas para os Jogos Olímpicos 2004. São elas: Grécia, Itália, Lituânia, Sérvia e Montenegro e Espanha.
  • Grupos de qualificação
    As restantes 19 selecções lutarão por 10 dos 11 lugares ainda disponíveis na fase final. Para isso foram divididas em quatro grupos de quatro equipas cada e um de três apenas. Os jogos decorrerão entre 8 e 24 de Setembro de 2004 em poule a duas voltas. Os dois países mais bem classificados de cada um dos cinco grupos garantirão a presença na fase final.
  • Lugar remanescente
    As nove selecções que não lograrem o apuramento para a fase final nos grupos de qualificação terão ainda uma derradeira oportunidade para conquistar o «passaporte» para Belgrado. Para tanto serão distribuídas equitativamente por três grupos de apuramento, os quais disputarão poules a duas voltas já em 2005. Os vencedores destes grupos disputarão, imediatamente antes do início da fase final e já em Belgrado, um torneio para apurar a equipa que permanecerá na cidade para a fase final.
  • Despromoções
    As três selecções classificadas em último lugar em cada um dos três grupos que lutaram pelo lugar remanescente disputarão um torneio que oferecerá ao vencedor a manutenção na Divisão A, enquanto as restantes duas selecções serão despromovidas à Divisão B.

    DIVISÃO B
    As selecções integradas na Divisão B lutarão pelas duas promoções à Divisão A, organizando-se em grupos de competição em sistema de poule a duas voltas: a primeira terá lugar em Setembro de 2004 e a segunda no mesmo mês de 2005. Só as selecções classificadas em primeiro lugar terão oportunidade de lutar pela promoção.

    TABELA FIBA-Europa
    DIVISÃO A:Bélgica; Bósnia e Herzegovina; Bulgária; Croácia; República Checa; Inglaterra; Estónia; França; Alemanha; Grécia; Hungria; Israel; Itália; Letónia; Lituânia; Polónia; Portugal; Rússia; Sérvia e Montenegro; Eslovénia; Espanha; Suécia; Turquia; Ucrânia.
    DIVISÃO B: Albânia; Andorra; Arménia; Áustria; Azerbeijão; Bielorússia; Chipre; Dinamarca; Finlândia; Macedónia; Geórgia; Gibraltar; Islândia; Irlanda; Luxemburgo; Malta; Moldávia; Mónaco; Holanda; Noruega; Roménia; San Marino; Escócia; Eslováquia; Suíça; País de Gales.

  • Seleções
    19 DEZ 2003

    Mais Notícias