Europeu de Matosinhos foi líder de assistência

Mais de 25.000 espectadores passaram pelas bancadas

FPB | Seleções
27 OUT 2020

Na mais recente Assembleia Geral da FIBA Europa foram revelados os números de assistência dos Campeonatos Europeus dos escalões de formação, que acabam por demonstrar a predominância do Europeu de Sub20 (Div. B) realizado no Verão do ano passado, em Matosinhos.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, marcou presença na Assembleia Geral e mostrou-se satisfeito pelo reconhecimento da entidade que gere o basquetebol europeu: “Está criado um ambiente nos Europeus em Matosinhos que tem vindo a ser reforçado e de facto o público, amante de basquetebol, sente-se confortável para ir assistir a este tipo de competição. Começamos com o feminino e esta caminhada culminou com o Europeu masculino do ano passado. Não podemos esquecer que a nossa Seleção de Sub20 foi invicta até à final e que assim continuou até à conquista do título. Naturalmente, que o sucesso e o facto de toda a gente perceber que a aquela equipa merecia todo o apoio, ainda levou mais gente ao pavilhão”, confessa.

Fonte: FIBA

Com um total de 26350 espectadores a encherem as bancadas de Matosinhos, o Campeonato da Europa do ano passado também foi o Europeu jovem com o número médio de assistência mais elevado, com cerca de 3294 espectadores.

Manuel Fernandes justificou os números elevados com a tradição que o basquetebol apresenta no município de Matosinhos: “Tradicionalmente, os Campeonatos da Europa que realizamos em Matosinhos tem sempre grande participação local. O concelho ama o desporto. Têm dois clubes com todos os escalões etários, o GDB Leça e o Guifões SC, portanto o basquetebol em Matosinhos atravessa gerações. Temos muitos jogadores, treinadores, famílias do basquetebol, ainda para mais numa zona tão próxima ao Porto que tem muitos praticantes da modalidade. Claro que o facto do Europeu ser num período de férias, facilita ainda mais a presença do público no pavilhão que tem a possibilidade de conhecer a elite europeia destes escalões etários. Além disso, sabemos que as pessoas gostam do que vão ver, porque no ano seguinte tendem a regressar, algo que se vai tornando uma tradição. Queremos manter estes números de assistência elevados e está claro, agradecer a todos os parceiros que colaboram connosco nestes sucessos organizativos”, reitera.

FPB | Seleções
27 OUT 2020

Mais Notícias