Europeu Sub-16 Femininos 2021 em Matosinhos

FPB e Matosinhos oficializam intenção de organizar europeu de sub-16 femininos em 2021

Associações | FPB | Seleções
2 MAI 2020

A Federação Portuguesa de Basquetebol, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhoSport informaram a FIBA da intenção de organizar o Campeonato da Europa de Sub16 femininos em 2021.

 

Depois do Central Board da FIBA Europa ter decidido cancelar todos os Campeonatos da Europa Jovens de 2020, por causa da pandemia de COVID-19, e posteriormente anunciado que seria dada prioridade em 2021 aos países a quem já tinha sido atribuída a organização este ano, a FPB manifestou junto da entidade que gere o basquetebol europeu a vontade de acolher o evento, renovando a parceria de sucesso de anos anteriores com a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhoSport.

 

“O cancelamento de todos os Campeonatos da Europa jovens trouxe tristeza e desilusão, particularmente aquele que designamos por «nosso» Europeu de Matosinhos, porque sabemos que seria mais um evento mobilizador dos seguidores do basquetebol feminino, pleno de emoções e de enorme sucesso organizativo, desportivo e social, como é tradição deste concelho que tão bem acolhe grandes eventos FIBA desde 2013. Mas a saúde e o bem-estar de todos são a primeira prioridade, pelo que foi uma decisão que compreendemos e aceitamos. Tal tristeza foi minorada com a imediata aceitação, por parte da estimada Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do desafio de organizar do Europeu Sub16 Femininos em 2021. Com a indispensável segurança, voltaremos com gosto a Matosinhos, para assistir a mais um grande evento de basquetebol”, afirmou o presidente da FPB, Manuel Fernandes.

Por sua vez, a presidente da autarquia de Matosinhos sublinhou que “a saúde é um dos diversos e ricos argumentos que justificam o investimento público no desporto” e que “neste ano tão excecional das nossas vidas, a paixão e os valores que nos movem em torno dos pontos alcançados em cada jogo foram todos depositados no campeonato da prevenção“, numa referência ao cancelamento da prova por parte da FIBA. “Estamos preparados para, no próximo ano, voltarmos com mais vitalidade, garra e ambição para, nesta parceria de sucesso, continuarmos a afirmar Matosinhos e o basquetebol na programação desportiva nacional e internacional“, acrescenta Luísa Salgueiro.

Associações | FPB | Seleções
2 MAI 2020

Mais Notícias