Évora celebrou o basquetebol e a arte urbana com a inauguração do 61.º campo 3×3 BasketArt
Parque da Malagueira ganhou nova vida com a fusão entre desporto, juventude e cultura

3x3 BasketArt
30 MAI 2025
Évora entrou oficialmente para o mapa do projeto 3×3 BasketArt com a inauguração do seu novo campo ao ar livre, situado junto às Piscinas Municipais, no Parque da Malagueira. O evento, que decorreu na manhã de 30 de maio, marcou a inauguração do 61.º campo do projeto e assinalou a entrada do 35.º município nesta iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com as autarquias locais e as associações regionais.
Com uma forte componente comunitária e simbólica, o dia começou cedo, com a dinâmica do Dia da Criança promovida pela Associação de Basquetebol do Alentejo (ABA). Seguiram-se demonstrações de habilidades por jovens atletas da região, num ambiente descontraído e participativo.
Às 10h30, teve início a sessão solene de inauguração, com intervenções institucionais de José Sargaço, Presidente da ABA, Luís Veiga, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, e de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora. O momento alto deu-se com o destapar da placa inaugural.
Carlos Pinto de Sá salientou a relevância do projeto para a cidade e para os seus cidadãos:
“A criação deste campo reflete o compromisso do município em promover estilos de vida saudáveis, valorizando simultaneamente o espaço público e o envolvimento da comunidade.”
Também José Sargaço, reforçou o papel do campo na dinamização regional da modalidade:
“Este tipo de infraestrutura tem um impacto real na promoção do basquetebol, especialmente junto dos mais jovens, criando oportunidades para crescer dentro e fora de campo.”
O novo campo destaca-se não apenas pela sua funcionalidade, mas também pelo impacto visual. O design é da autoria de Ana Almeida, designer e funcionária da autarquia. Com uma ligação de longa data ao Grupo Desportivo e Recreativo André Resende, destacou ainda o valor simbólico de integrar a arte urbana na prática desportiva:
“Este campo é uma forma de aproximar os jovens do desporto e da cultura, reforçando Évora como cidade ativa e criativa.”
O evento seguiu com um jogo de demonstração 3×3 entre as equipas convidadas, Grupo Desportivo e Recreativo André Resende e Salesianos de Évora. Depois, a manhã prolongou-se com atividades abertas à comunidade, concursos de lances livres, desafios de 3 pontos, muita música e momentos de interação entre atletas, entidades e a população local.
No encerramento, pelas 13h00, houve tempo para o convívio, num lanche partilhado que reforçou o caráter comunitário da iniciativa.
Para Teresa Engana, chefe da Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal, este projeto representa a importância de continuar a criar infraestruturas acessíveis e atrativas, que estimulem hábitos saudáveis e o uso criativo dos espaços urbanos.
Com os olhos postos em Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura, o novo campo 3×3 BasketArt surge como um símbolo do cruzamento entre cultura, juventude e desporto, e reforça o compromisso do município com uma cidade mais vibrante, participativa e aberta.
Localização: Parque da Malagueira, junto às Piscinas Municipais, Av. Eng. Arantes e Oliveira, 7000-758 Évora
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.