Faleceu Sidónio Fernandes

É com profundo pesar que a Federação Portuguesa de Basquetebol comunica que Sidónio Fernandes, vice-presidente da FPB, faleceu na noite deste sábado, aos 66 anos, vítima de doença prolongada e que se encontrava internado em unidade hospitalar.

Em sua memória, a Direção da FPB decretou um minuto de silêncio em todos os jogos organizados pela Federação, desde a presente data e até ao próximo dia 9 de maio.

 

O funeral decorrerá esta segunda-feira, a partir das 14 horas, no Cemitério de São Martinho, no Funchal (Madeira).

 

Sidónio Manuel Vieira Fernandes será sempre lembrado pela dedicação e sentido de compromisso para com a nossa modalidade e merece o reconhecimento unânime de todos os agentes do basquetebol português. Para além de vice-presidente federativo desde 2014, foi sócio-fundador do Clube Amigos do Basquete, emblema do qual foi presidente durante 23 anos e também presidente da Assembleia-Geral.
Era licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Economia, em Lisboa. Exerceu o cargo de  professor no Liceu Rainha D. Leonor (Lisboa) e nas Escolas Francisco Franco e Jaime Moniz, bem como na Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny (todas na Madeira).
Na Administração Pública, foi diretor de Serviços de Estudos e Planeamento e Coordenador do Ensino Superior na Secretaria Regional de Educação, diretor regional adjunto na Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunicação, diretor regional dos Recursos Humanos na Secretaria Regional dos Recursos Humanos, presidente do Instituto de Emprego da Madeira e adjunto da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.
Sidónio Fernandes foi, ainda, colaborador de vários órgãos de comunicação social, como o Jornal da Madeira, RTP-Madeira e Diário de Notícias.
“Sidónio, o basquetebol ficou mais pobre e eu também, pois perdi um verdadeiro amigo. Deixo-te um grande abraço. Boa viagem, companheiro”, afirmou o presidente da FPB, Manuel Fernandes, em reação a esta triste notícia.
A FPB transmite a todos os seus familiares e amigos os mais sentidos pêsames.
6 MAI 2019