Faleceu uma das maiores referências do Desporto Nacional, José Manuel Constantino

Presidente do COP tinha 74 anos

FPB
11 AGO 2024

É com profundo pesar que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) tomou conhecimento do falecimento de José Manuel Constantino, uma das figuras mais ilustres e respeitadas do desporto nacional. José Manuel Constantino, de 74 anos, faleceu este domingo, em Lisboa, após uma luta contra uma prolongada doença.

Presidente do Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013, José Manuel Constantino dedicou a sua vida ao desporto, tendo também desempenhado o cargo de presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A sua incansável dedicação e visão contribuíram de forma inestimável para o desenvolvimento e a valorização do desporto em Portugal.

Para a comunidade desportiva, José Manuel Constantino foi mais do que um dirigente; foi um pensador, um líder, e uma fonte de inspiração para todos os que com ele partilharam o amor pelo desporto.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, relembra-o como “um dos maiores pensadores do Desporto Nacional”, destacando a sua influência e impacto duradouro em múltiplas modalidades e instituições desportivas. “Destaco a sua excelência e o seu impacto duradouro que deixa em textos e em livros que deles têm um conjunto de ideias estruturadas para o desporto em Portugal”.

Segundo o mesmo, “perdeu-se uma das maiores referências do desporto em Portugal e deixa um enorme vazio em todos aqueles que tiveram um privilégio de entrar em contacto com ele no âmbito desportivo. É uma enorme perda para todos aqueles que amam o desporto nacional. Em nome da FPB quero deixar expresso o profundo pesar, à mulher e aos filhos deixamos os nossos mais respeitosos sentimentos de pesar.”

Neste momento de dor e consternação, a Federação Portuguesa de Basquetebol expressa as suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de José Manuel Constantino, bem como a toda a comunidade desportiva portuguesa. A sua memória e legado perdurarão como exemplo de dedicação, integridade e paixão pelo desporto.

A FPB associa-se ao luto nacional, reconhecendo a perda irreparável que o desporto português hoje enfrenta.

FPB
11 AGO 2024

Mais Notícias