Fantástica exibição aniquila Turquia e garante os quartos

Era o jogo de todas as decisões. Mas as jogadoras portuguesas já tinha demonstrado que não tinham medo de ninguém e que caráter, determinação e atitude não faltariam. A estes ingredientes juntou-se o incansável apoio do sempre fantástico publico em Matosinhos, a inspiração e o talento para fazer acontecer história, uma vez mais, em Matosinhos, com a vitória sobre a Turquia (80-59), presença nos quartos de final e, pelo menos para já, a garantia da segunda melhor classificação de sempre de uma Seleção Lusa.

Competições | FPB | Seleções
19 AGO 2015

 

Mas o sonho não termina aqui. Amanhã há descanso mas, sexta feira voltam as emoções ao CDC de Matosinhos com Portugal a defrontar a França, pelas 20h45.

 

Se era decisivo, Portugal tratou de tentar resolver  o quanto antes. Entrada determinada em jogo e um acerto incrível na hora de atirar ao cesto foram demolindo as resistências turcas. A meio do primeiro período Portugal vencia por 17-12 e continuava a carregar no acelerador. 29-19 no final dos primeiros 10 minutos e uma exibição excelente prometiam coisas boas no jogo para a equipa das quinas.

 

E o segundo parcial arrancou da mesma forma com as jovens pupilas de Agostinho Pinto a entrarem com um parcial de 10-2 e a chegarem quase à vintena de pontos e com uns incríveis 75% de lançamentos de campo à passagem do 15º minuto. Portugal estava a demonstrar que queria a história e aquele lugar nos quartos de final e nos 8 melhores da Europa. Paragem para intervalo e esclarecedores 51-30 no placard.

 

Pensavam que Portugal ia abrandar? Puro engano. Nova reentrada em força da nossa seleção e o publico saltava a cada cesto. 2 minutos e meio jogados e Portugal atingia a vantagem máxima no encontro, 58-33. Era a hora do desespero turco em procurar reentrar numa possível discussão. Ainda conseguiram reduzir, chegar a 17 pontos mas as guerreiras lusitanas não estavam pelos ajustes e trataram de, na parte final do 3º período, recolocar a vantagem acima da vintena e entrar nos últimos 10 minutos com confortáveis 70-46.

 

Com a partida resolvida foi hora de gerir esforços, de abrandar e o quarto período foi o menos conseguido. Assim mesmo, Portugal nada facilitou e com 6-0 em 5 minutos atingia os 30 pontos à maior. Estava escrita mais uma espetacular página dourada no basquetebol feminino de formação em Portugal. Os números finais da vitória que fica para a história foram de 80-59.

Competições | FPB | Seleções
19 AGO 2015

Mais Notícias