Favoritismo confirmado
Nos restantes jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal prevaleceu o favoritismo das equipas teoricamente mais fortes.

Competições
6 DEZ 2011
Ainda que não se possa ignorar a boa réplica oferecida pelas equipas da Proliga no confronto com as equipas da Liga, nomeadamente o Eléctrico FC diante do Barreirense (68-74), o Illiabum frente ao FC Porto (63-72), bem como o Algés no confronto com oTerceira (84-91). O SL Benfica desta vez sentiu menos dificuldades em levar de vencida o conjunto de Barcelos (90-67), num encontro em que o 2º período foi decisivo no desfecho do encontro.
A equipa de Ponte de Sor não tinha tarefa fácil pela frente, e mais complicada ficou quando ao intervalo perdia por catorze pontos de diferença (29-43). A segunda parte foi mais equilibrada, com o conjunto do escalão secundário a dar boa réplica, tendo inclusive vencido a etapa complementar (39-31), ainda que o técnico da equipa da margem sul tenha dado minutos a dez dos atletas do plantel.O internacional José Silva foi o melhor marcador do jogo com 18 pontos, com o trio de estrangeiros do Barreirense a terminar o jogo com mais de 10 pontos. Na equipa alentejana, Aylton Medeiros (9 pontos, 8 ressaltos e 4 roubos de bola) foi mais valorizado, já João Lanzinha foi o mais concretizador com 16 pontos.Boa réplica do IlliabumA formação de Ílhavo bateu-se de igual para igual em três dos períodos do jogo, ainda que a existir vantagem tenha pertencido sempre aos azuis e brancos. O recomeço da segunda parte foi o mais desequilibrado, 18-10 favorável aos dragões, com a equipa de Moncho López a fugir no resultado. Esta fuga no marcador viria a revelar-se suficiente, pois os ilhavenses estavam perante os actuais campeões nacionais, um conjunto repleto de veterania e experiência competitiva.O extremo portista Carlos Andrade, com um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos), foi o atleta mais valorizado do encontro, num jogo onde João Figueiredo, a defrontar antigos companheiros, também se exibiu a bom nível ao registar 16 pontos, 4 ressaltos e 3 roubos e bola).SL Benfica resolve no 2º períodoSe durante os primeiros 10 minutos o conjunto minhoto revelou o mesmo espírito competitivo que lhe tem sido habitual, o segundo quarto veio a revelar-se um autêntico pesadelo para a equipa de Barcelos. De tal forma que os comandados de José Ricardo atingiram o intervalo com a eliminatória praticamente hipotecada, como resultado do parcial sofrido de 23-8 durante o 2º período.Dezanove eram os pontos de desvantagem (28-47) que a equipa barcelense teria de recuperar em apenas 20 minutos, uma missão que quase se tornava impossível no final do 3º quarto, uma vez que a diferença pontual já tinha aumentado para 25 pontos (70-45).Ainda assim nem tudo foi negativo na equipa do Barcelos, especialmente a exibição do poste Pedro Silva que terminou o jogo com 14 pontos, 14 ressaltos, 5 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola, números fantásticos se atendermos ao adversário em questão. O jogador interior da equipa benfiquista Fred Gentry (17 pontos, 4 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento) deixou claro que o treinador pode contar com ele.Resultados dos 1/8 de final:Barreirense/CEPSA 74 – 68 Eléctrico FCAliança Sangalhos 50 – 68 Académica de CoimbraBarcelos Hotel Terço 67 – 90 SL Benfica Sampaense Basket 81 – 72 CAB MadeiraIlliabum Clube 62 – 73 FC Porto FerpintaOvarense Dolce Vita 73 – 53 AngraBasket/VaquinhaAlgés 84 – 91 Terceira BasketVSC x SC Lusitânia (26 de Janeiro)