Favoritos saem vencedores na 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Depois de dez equipas em ação este sábado, jornada encerra amanhã com o Vitória SC - SC Vasco da Gama

Clubes | Competições
3 JAN 2026

Jornada bem quente de Liga Betclic Masculina, com os quatro primeiros lugares a vencer e a consolidar posições na tabela classificativa. A uma ronda do fecho da primeira volta, SL Benfica lidera, seguido do Sporting CP. Amanhã ainda há um encontro relativo a esta jornada, opondo, às 15 horas, Vitória SC e SC Vasco da Gama – na FPBtv.

Queluz | O NOSSO PREGO 70-91 Sporting CP

A partida começou de forma muito intensa por parte de ambas as equipas, com o Sporting a inaugurar o marcador e a conseguir travar os ataques rápidos da formação da casa. Ao final dos primeiros dez minutos, a diferença no marcador era curta, com apenas três pontos a separar as duas equipas (25-28). À semelhança do primeiro período, o segundo manteve-se equilibrado, com o Queluz particularmente eficaz da linha de três pontos, somando nove triplos na primeira parte do encontro. Ainda assim, o Sporting voltou a superiorizar-se no quarto, vencendo por 19-23 e levando uma vantagem de sete pontos para o intervalo.

A segunda parte manteve o elevado ritmo do encontro, com muita velocidade e um excelente desempenho ofensivo. A equipa leonina voltou a impor-se em ambos os períodos (13-18 e 13-22), acabando por confirmar mais uma vitória expressiva, por 70-91. Do lado dos leões, Brandon Johns esteve em grande plano, ao somar 20 pontos e 13 ressaltos, o que lhe valeu 34 pontos de valorização. Já no Queluz, o destaque foi Julius Dixon, com 22 pontos, seis ressaltos e três assistências, totalizando 30,5 pontos de valorização.

A estatística completa.

SL Benfica 81-72 Esgueira AVEIRO OLI 

O SL Benfica venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 81-72, no Pavilhão Fidelidade, num encontro equilibrado durante largos momentos e que só ficou verdadeiramente decidido no último quarto. A equipa visitante entrou melhor na partida e terminou o primeiro quarto na frente por 21-19, explorando bem o jogo interior e aproveitando algumas falhas ofensivas dos encarnados na fase inicial. O Benfica reagiu no segundo quarto, elevou o ritmo ofensivo e mostrou maior eficácia na circulação de bola, assinando um parcial de 30-21 que lhe permitiu virar o resultado e chegar ao intervalo em vantagem.

Após o regresso dos balneários, o Esgueira voltou a equilibrar o encontro e venceu com um parcial de 19-13, reduzindo a diferença no marcador e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos, com o resultado em 62-60. No entanto, no último quarto, o Benfica mostrou-se mais consistente na gestão da posse de bola, mais eficaz defensivamente e frio nos momentos decisivos, impondo um parcial de 19-11 que acabou por consolidar a vantagem e fixar o resultado final em 81-72.

Aleksander Dziewa foi a grande figura da partida e MVP do encontro, ao completar uma atuação de enorme impacto nos dois lados do campo, terminando com 20 pontos, 10 ressaltos e 24.5 pontos de valorização, revelando-se determinante nas segundas posses e na estabilização da equipa no último quarto. Também Makram Romdhane esteve em destaque ao assinar 7 pontos, 17 ressaltos, quatro assistências e 23 pontos de valorização, sendo peça-chave no domínio das tabelas.

Do lado do Esgueira, Malik Porter foi o principal destaque e MVP da formação aveirense, terminando com 23 pontos, 8 ressaltos e 28 pontos de valorização. Hugo Ferreira também rubricou uma exibição de grande entrega, somando 6 pontos e 9 ressaltos formando com Porter uma excelente dupla ao longo da partida, mantendo a equipa na discussão do resultado.

A estatística completa.

Imortal LUZiGÁS 90-97 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou um triunfo importante em Albufeira, ao impor-se ao Imortal LUZiGÁS por 90-97, num encontro em que os visitantes construíram a vantagem desde cedo e souberam geri-la até final. A entrada forte da Oliveirense foi determinante, com um primeiro período muito eficaz (17-33), que condicionou o plano da equipa da casa e marcou o rumo do jogo.

O segundo quarto trouxe maior equilíbrio (21-21), com o Imortal a ajustar defensivamente e a encontrar melhores soluções ofensivas, mantendo a desvantagem controlada ao intervalo. Após o descanso, a equipa algarvia tentou relançar a partida e venceu o terceiro período por 28-21, reduzindo distâncias e aumentando a intensidade do jogo.

Ainda assim, a Oliveirense revelou maturidade nos momentos decisivos. No último quarto (24-22), voltou a impor o seu ritmo e assegurou o triunfo fora de portas. Mikyle McIntosh foi o MVP do encontro, confirmando o excelente momento de forma ao somar 32 pontos, dois ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (27 de valorização), sendo decisivo na manutenção da vantagem visitante.

A estatística completa.

Ovarense GAVEX 88-64 Galitos BARREIRO ACEDE

Na Arena de Ovar, a Ovarense GAVEX assinou uma exibição sólida e consistente frente ao Galitos BARREIRO ACEDE, vencendo por 88-64 num encontro controlado ao longo dos 40 minutos. Os vareiros começaram por assumir a iniciativa no primeiro período (19-15), impondo intensidade defensiva e eficácia no ataque posicional.

No segundo quarto, o equilíbrio manteve-se, mas a Ovarense conseguiu ampliar ligeiramente a vantagem (25-23), chegando ao intervalo com uma margem confortável e crescente confiança coletiva. A retoma foi claramente favorável à equipa da casa, que elevou o nível defensivo e venceu o terceiro período por 25-16, criando a diferença decisiva no marcador. No último quarto, a Ovarense confirmou o domínio com um parcial de 19-10, fechando a partida com autoridade e sem margem para dúvidas. Jay Heath Jr. esteve em grande destaque, ao registar 23 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (21.5 de valorização).

A estatística completa.

FC Porto 98-79 SC Braga

Os dragões de Fernando Sá querem alastrar a senda de vitórias e assim teve de ser: foi no segundo quarto que a diferença ficou demasiado pesada para o SC Braga, apesar de Delaney Blaylock bem ter tentado, com 11 pontos nos últimos dois minutos de jogo (terminou com 21).

Ainda assim, os parciais de 25-21, 30-17, 26-18 e 17-23 provam a vitória azul e branca nesta tarde de sábado, com o reforço Corey Williams a sair como MVP do encontro: 16 pontos, quatro ressaltos e seis assistências que se converteram em 24 pontos de valorização, mas sete jogadores do FC Porto pontuaram na casa das dezenas.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Clubes | Competições
3 JAN 2026

Mais Notícias