“Fazemos questão que a identidade de Baião esteja presente na decoração deste campo”

Projeto 3x3 BasketArt em Baião

Competições
15 ABR 2021

Carolina Mendes foi a porta-voz de um grupo de amigas, composto por Mariana Vasconcelos, Maria Monteiro e Marta Ribeiro, que se juntou para dar ao seu município, Baião, um novo campo de basquetebol. Aproveitando o 3×3 BasketArt, projeto promovido pela FPB que pretende desenvolver num cenário exterior e urbano campos de basquetebol decorados segundo um padrão de arte urbana, as quatro jovens atletas montaram um projeto que neste momento está sobre votação no âmbito do OPJ (Orçamento Participativo Jovem)

A FPB esteve à conversa com a atleta do Clube de Basquetebol Penafiel e tentou perceber de onde surgiu a ideia de dar a Baião um novo campo de basquetebol: “A ideia partiu de todas nós. Tivemos esta ideia em conjunto porque sentimos falta deste tipo de campos para podermos praticar a nossa modalidade ao ar livre. Temos acesso aos pavilhões, mas é mais difícil sobretudo agora, portanto lembramo-nos do 3×3 BasketArt promovido pela FPB e completamos ainda mais esta nossa ideia que surge no âmbito do Orçamento Participativo Jovem do município de Baião”, explicou.

Tratando-se de um projeto versátil e dinâmico vocacionado para acolher, promover e materializar ideias criativas, a jovem de 18 anos não esconde que a componente visual será essencial: “Percebemos desde o início que para este projeto chamar mais a atenção terá de ter uma parte que prenda a atenção do público e nesse aspeto preferimos recorrer à arte urbana. Não só atrai mais as pessoas que por lá passarem como traz uma certa alegria a quem está a jogar”, afirmou.

Além disto, a ideia em torno deste novo campo pretende também dar a conhecer e premiar aquilo que são alguns dos marcos do município de Baião: “Queremos também associar elementos conhecidos de Baião, que representem o nosso município. Temos o exemplo do Eça de Queiroz, temos as bengalas de Gestaçô, as cestas de giesta que são típicas de Frende. Fazemos questão que a identidade da nossa terra esteja presente na forma como este campo vai ser decorado”, acrescenta.

Importa ainda referir que a FPB, no âmbito do 3×3 BasketArt, assegura a oferta de uma tabela oficial para a prática do basquetebol 3×3, 3 bolas oficiais Wilson 3×3 e 16 coletes técnicos a cada Município aderente. Sabe mais sobre o 3×3 BasketArt, aqui!

Vê o vídeo de apresentação do projeto, aqui.

Competições
15 ABR 2021

Mais Notícias