FC Porto e SL Benfica em duelo clássico pelo título

FC Porto e SL Benfica iniciam, esta sexta-feira, a luta pelo título da Liga Placard, numa final a cinco jogos que coloca frente-a-frente os finalistas da última temporada, altura em que os “dragões” venceram por 3-1.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
1 JUN 2017

Esta época, “azuis e brancos” e “encarnados” já se defrontaram por seis vezes e em três provas distintas, com superioridade para os homens da capital, que somaram quatro triunfos. Os confrontos directos entre FC Porto e SL Benfica, esta temporada, começaram logo em Outubro, com a disputa da Supertaça, troféu conquistado pelos comandados por Moncho Lopez. Os “dragões” só viriam a festejar mais uma vitória sobre os “encarnados”, já em Março deste ano, na 2ª fase da Liga Placard. Pelo meio, a equipa orientada por Carlos Lisboa bateu os rivais do Norte em outros dois jogos da liga e na final da Taça Hugo dos Santos. O mais recente embate deste clássico do basquetebol português teve lugar em Abril, com triunfo do SL Benfica na Luz.

No lançamento desta série decisiva, o extremo/poste dos campeões nacionais, Miguel Miranda, afirmou que “é uma final com 50 por cento de hipótese para cada lado. Nós dominámos a fase regular e o Benfica ganhou mais troféus. Esteve melhor nas fases mais decisivas. Ficámos em primeiro no campeonato e por isso temos agora os dois primeiros jogos em casa, ainda que mesmo assim não haja favoritismo por causa disso”.

 

Miranda acrescenta que o FC Porto respira confiança. “Estamos a praticar um bom basquetebol. Foi assim contra a Ovarense e contra o Vitória de Guimarães e queremos continuar. Nós gostamos de jogar em casa porque temos o apoio e o carinho do público, nos bons e sobretudo nos maus momentos. Mas a verdade é que o público não pode fazer o nosso trabalho. É confortável, mas não é decisivo, até porque no ano passado o Benfica tinha esse fator a seu favor e não foi campeão”, disse o internacional português ao Porto Canal.

 

Do lado dos “encarnados”, Tomás Barroso foi o porta-voz da ambição benfiquista, em declarações à BTV. “O FC Porto é uma equipa bem organizada, joga muito bem em coletivo, procura muito o jogo interior e o contra-ataque e nós temos que estar preparados para isso e tentar limitar ao máximo essas investidas. Nos nossos confrontos diretos é larga a nossa vantagem, mas nos play-offs tudo pode acontecer e temos é que tentar focar-nos no agora e não no que conquistámos no passado – o que já lá vai, lá vai e agora temos é que estar focados nos três jogos, que vão ser uma tarefa muito difícil, mas queremos ao máximo recuperar esse título”, referiu o base.

 

Já Carlos Seixas, treinador adjunto das “águias”, lançou a receita. “Temos de nos manter fiéis aos nossos princípios da defesa e depois tentar aplicá-los às várias situações que nos vão aparecendo durante o jogo. Depois, acima de tudo, acho que temos de nos preocupar connosco, acho que temos que ser iguais a nós próprios. O mais importante é querer tanto ou mais do que eles. Nesta altura, as duas equipas conhecem-se muito bem, provavelmente os jogos decidir-se-ão por detalhes”, afirmou o técnico.

 

 

Confrontos 2016/17:

 

9-Out-2016 | Supertaça: FC Porto 84-70 SL Benfica

15-Out-2016 | Liga Placard: FC Porto 74-76 SL Benfica

30-Dez-2016 | Liga Placard: SL Benfica 69-56 FC Porto

5-Fev-2017 | Taça Hugo dos Santos: SL Benfica 77-60 FC Porto

11-Mar-2017 | Liga Placard: FC Porto 85-74 SL Benfica

14-Abr-2017 | Liga Placard: SL Benfica 87-70 FC Porto

 

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
1 JUN 2017

Mais Notícias