FC Porto e Sporting iniciam fase de grupos na FIBA Europe Cup

"Dragões" jogam na Estónia e "leões" recebem Anwil Wloclawek

Atletas | Competições
11 OUT 2022

Esta quarta-feira dá-se o arranque da fase de grupos da FIBA Europe Cup, prova que conta com o FC Porto e o Sporting CP. Os “dragões” alinham na Estónia, diante do BC Parnu Sadam, numa partida que está agendada para as 17 horas (transmissão aqui), enquanto os “leões” recebem os polacos do Anwil Wloclawek, jogo com transmissão na FPBtv (17h30).

O FC Porto, ainda invencível na Liga Betclic Masculina, defronta o atual campeão estónio, e que posteriormente alcançou as meias-finais da liga conjunta da Estónia e Letónia, tendo cinco vitórias e duas derrotas na presente edição do campeonato. Na antevisão do encontro, Fernando Sá, treinador dos “azuis e brancos”, assumiu ambição ao site do clube: “Neste momento, o mais importante é darmos continuidade ao que temos vindo a fazer. A responsabilidade quando disputamos o Campeonato Nacional não é maior nem menor do que esta. Enquanto treinador é a primeira vez que estou nesta competição e o meu sonho, espero que não demasiado ambicioso nem desmedido, é podermos ter um desempenho bastante positivo, passando à próxima fase e tentando chegar o mais longe possível. É para isso que estamos todos a trabalhar”, vincou. O técnico analisou o adversário: “Não é uma equipa com muita experiência nesta competição, fez agora o apuramento para a Champions League e bastante bem construída, equilibrada no jogo interior e exterior, que tem como pontos fortes a capacidade de lançamento exterior. Nos jogos desta época tem sido muito alta e apresentam soluções interiores com jogadores muito altos e fortes. É um adversário difícil, que temos a ambição de ultrapassar, mas que teremos de preparar. Se conseguirmos estar a um bom nível estaremos mais perto de conseguir a vitória”, referiu.

Além do BC Parnu Sadam, o FC Porto tem a companhia do Fribourg Olympic (Suíça) e Heroes Den Bosch (Países Baixos) no grupo C.

Quanto ao Sporting, que também segue imperturbável no nosso campeonato e já com a conquista da Supertaça, vai medir forças frente a uma equipa que regista duas vitórias e duas derrotas na liga polaca, e que ganhou a primeira edição, na época passada, da North Basketball League. Na antecâmara do embate, em declarações à Sporting TV, Diogo Ventura, base dos “verde e brancos”, garantiu que a equipa quer superar a campanha da última temporada, quando atingiu os quartos de final: “Tivemos uma qualificação com dois jogos muito difíceis. Um jogo contra uma equipa alemã, que estará com certeza no topo do seu campeonato, e depois eliminámos a segunda melhor equipa belga. Agora aqui estamos nós na fase de grupos. Queremos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito desde que o basquetebol do Sporting regressou, que é estarmos sempre presentes em competições europeias. E, claro, dar uma boa imagem do clube por essa Europa fora. Na minha opinião, conseguimos um bom resultado na temporada passada. Mas este ano queremos fazer mais e melhor e é para isso que estamos a trabalhar”, disse. O internacional português elogiou o opositor: “O basquetebol polaco e a liga polaca têm demonstrado um grande crescimento e isso foi visível no último Europeu, onde eliminaram a seleção favorita. E o campeonato polaco é também uma competição muito atrativa para os jogadores estrangeiros, com equipas com muito bons orçamentos. Espera-nos um jogo difícil, já na temporada passada defrontámos uma equipa polaca que se demonstrou muito dura fisicamente e muito agressiva no bom sentido. Estamos à espera disso também e temos de estar preparados para tudo e deixar uma boa imagem do basquetebol do Sporting e mostrar garra até ao fim”, finalizou.

O clube luso faz parte do grupo G, constituído ainda por Karhu Basket (Finlândia) e Egis Kormend (Hungria).

Atletas | Competições
11 OUT 2022

Mais Notícias