FC Porto e Sporting voltam a marcar encontro

Fernando Sá e Pedro Nuno Monteiro, treinadores de "dragões" e "leões", na antevisão de uma eliminatória que arranca este domingo

Atletas | Competições
20 MAI 2023

Tal como na época passada, FC Porto e Sporting CP voltam a medir forças nas meias-finais dos playoffs da Liga Betclic Masculina. A eliminatória, disputada à melhor de cinco jogos, principia este domingo (15h45, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).

Os “dragões” terminaram a Fase Regular no segundo lugar, enquanto os “leões” foram terceiros classificados.

Já nestes playoffs, o FC Porto deixou pelo caminho o Vitória SC e o Sporting eliminou o Lusitânia Expert. Ambas as equipas venceram dois jogos sem resposta.

Este é o sexto duelo entre estas equipas, até ao momento, na temporada 2022-23, com três triunfos para o FC Porto e dois para o Sporting. Na 1.ª Fase da Liga, o FC Porto bateu os “leões” em casa por 91-89, mas o Sporting levou a melhor (80-74) no Pavilhão João Rocha. Já na 2.ª Fase, a 19 de março, o FC Porto sorriu (72-71) na receção ao Sporting e em Lisboa (110-106). Já nas meias-finais da Taça Betclic Hugo dos Santos, o Sporting eliminou os “dragões” graças a um resultado de 97-84;

O FC Porto foi campeão nacional por 12 vezes, ao passo que o Sporting levantou o troféu em nove ocasiões. Esta época, o Sporting já conquistou a Supertaça Metro Numbers e a Taça Betclic Hugo dos Santos.

Fernando Sá e Pedro Nuno Monteiro, treinadores do FC Porto e Sporting, respetivamente, anteviram este primeiro encontro e a eliminatória.

Do lado portista, Fernando Sá analisa os “verde e brancos”: “O Sporting é uma equipa que tem como filosofia um jogo bastante agressivo e intenso, em termos defensivos, e que procura explorar vantagens diretas no ataque. Muito efetivos nas transições e ressaltos. Juntando a tudo isto o talento individual que tem, pode colocar-nos bastante problemas. Temos que estar consistentes e estáveis em termos emocionais”, deixa o aviso.

O técnico do emblema nortenho realça o cariz especial de uns playoffs: “Os resultados da Fase Regular de pouco valem. É playoff e temos que encarar cada jogo como uma final. Só a terceira vitória é que nos garante a passagem e por esta razão não podemos entrar em euforia com as vitórias, nem baixar os índices de motivação perante a derrota”, afirma.

Fernando Sá dá a receita para o sucesso, mas nega que o apurado para a final venha a reunir favoritismo: “O equilíbrio emocional e a vontade de vencer de forma coletiva podem fazer a diferença. Claro que quem passar não será favorito, temos do outro lado equipas com exatamente os mesmos objetivos”, diz.

O FC Porto ainda procura o seu primeiro título da temporada. Fernando Sá afasta uma pressão acrescida: “A pressão que sentimos é positiva, tendo em conta as expectativas iniciais com a equipa, que eram reduzidas. Termos a exigência de ganhar o campeonato, após o desenvolvimento da época, era o nosso objetivo”, revela.

Por seu turno, em declarações prestadas ao site oficial do Sporting, o seu treinador, Pedro Nuno Monteiro, recorda o triunfo obtido em janeiro face ao adversário da Invicta: “No jogo a eliminar para a Taça Betclic Hugo dos Santos, e decisivo como os que se seguem, fizemos uma boa partida, estivemos focados e eliminámos a equipa do FC Porto. Esperamos nestas meias-finais um resultado igual e chegar à final do Campeonato Nacional, que esse é o nosso grande objetivo”, vinca.

Esta partida disputa-se no Dragão Arena, local em que os “leões” têm dado muita réplica, refere Pedro Nuno: “Não ganhámos, mas poderíamos ter acontecido. Perdemos um por um ponto e outro por dois, em jogos que poderiam ter caído para qualquer lado”, puxa a cassete atrás.

O técnico do conjunto de Alvalade fala sobre os aspetos a ter mais em conta nesta eliminatória: “Esta equipa, nestes momentos, tem sempre boas reacções. Por isso, temos de nos preocupar connosco próprios, com a nossa defesa – que é aquilo que nos caracteriza –, não sermos batidos no 1×1 e ter atenção ao ressalto ofensivo do FC Porto, que foi algo que nos criou dificuldades no último jogo. Se formos coletivos e se formos nós próprios, temos todas as capacidades para seguir em frente”, garante.

Dado o conhecimento entre ambas as equipas, Pedro Nuno parece não acreditar em aspetos “fora da caixa”: “Acredito que haja poucas surpresas. Poderemos sempre surpreender e ser surpreendidos em algo, mas com certeza que não será por muito tempo e que não será resolvido”, aponta.

Atletas | Competições
20 MAI 2023

Mais Notícias