FC Porto entra a perder na FIBA Europe Cup
O FC Porto inicou a campanha na FIBA Europe Cup com uma derrota em casa frente ao Antuérpia Giants, por 79-87, sendo que a partir da reta final do segundo período a formação belga começou a distanciar-se no marcador.
Atletas | Competições | Treinadores
19 OUT 2016
De referir que os 'dragões' voltarão a entrar em campo para esta competição na próxima quarta-feira, às 19h30, no reduto do Nanterre.
A tarefa do FC Porto era difícil, perante um adversário que ainda na época passada havia chegado aos quartos de final desta mesma prova, e isso veio a confirmar-se em absoluto.
No primeiro período assistiu-se a um desafio de alto nível por parte de ambas as equipas, sendo que nessa fase o clube português nunca esteve em desvantagem (o avanço chegou a ser de seis pontos), atingindo-se então o final dos dez primeiros minutos com o marcador igualado a 29 pontos.
Até ao intervalo o desafio parecia ir decorrendo da mesma forma, com os 'dragões' batendo-se muito bem, mas nos últimos momentos do segundo quarto o Antuérpia Giants aplicou um parcial de 6-0, indo para os balneários com uma vantagem de oito pontos (40-48).
Já no terceiro período, os comandados de Moncho López esboçaram uma reação, reduzindo distâncias para 51-54, mas a qualidade do conjunto de Antuérpia voltou a fazer a diferença, o que se traduziu em nova fuga no marcador, com a diferença a ultrapassar pela primeira vez a dezena de pontos.
Sendo assim, e à entrada para os derradeiros dez minutos, a turma belga vencia por 60-69, resultado difícil de contrariar. Mas o FC Porto não desistiu, e a 5:37 do soar da buzina, os campeões nacionais apenas se encontravam a cinco pontos de distância, para depois, novamente, o Antuérpia Giantes descolar, acabando por triunfar com a marca de 79-87.
Numa partida em que o FC Porto esteve abaixo da eficácia habitual na linha de três pontos (29,6%), superiorizando-se todavia no capítulo dos ressaltos, os destaques individuais na formação azul e branca vão para Brad Tinsley (20 pontos), Jeff Xavier (18 pontos) e José Silva (11 pontos).
Contudo, e importa dizer, apesar deste resultado negativo tudo permanece em aberto, até porque a FIBA Europe Cup ainda agora arrancou, sendo que se apuram para a próxima fase os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros.


