FC Porto perde em jogo de emoções fortes (81-83)

Grande jogo de basquetebol aquele que se disputou no Dragão Caixa, com o FC Porto a perder por 81-83 frente à Juventus Utena, formação lituana, deixando assim completamente em aberto a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Atletas | Competições | Treinadores
28 SET 2016

Os campeões nacionais protagonizaram bons momentos e souberam reagir às adversidades, num encontro com várias oscilações no marcador.

FC Porto e Juventus Utena fizeram jus a uma boa noite europeia, proporcionando um espetáculo emotivo no Dragão Caixa. E isso ficou logo visível no primeiro período, em que a pontuação foi elevada de parte a parte, sendo que após os dez minutos iniciais se registava uma igualdade a 26 pontos.

O segundo quarto continuou equilibrado, até que a 4:02 do intervalo a equipa báltica se começou a distanciar um pouco, atingindo uma vantagem de oito pontos (41-49), que acabou por ser atenuada com um triplo de Ferran Ventura, colocando assim o resultado em 44-49 na ida para os balneários, isto já depois de Jeff Xavier, reforço azul e branco para esta temporada, ter saído devido a lesão.

A Juventus Utena entrou melhor no segundo tempo, chegando mesmo a ter um avanço de dez pontos (maior desnível verificado ao longo da partida) a 8:24 do final do terceiro quarto, mas os comandados de Moncho López reagiram de uma forma notável, revelando uma enorme personalidade, o que se traduziu num encostar no marcador, entrando-se no derradeiro período com o desafio novamente empatado (66-66).

Mas quem pensou que a emoção tinha ficado por ali enganou-se redondamente, visto que as alternâncias no resultado foram-se sucedendo na reta final do jogo, nunca havendo supremacia de nenhuma das equipas, até que a Juventus Utena aplicou um parcial de 0-6, colocando-se em melhor posição para o triunfo. À beira do término da partida, o FC Porto perdia por 78-83, mas um triplo de Bradley Tinsley permitiu aos 'dragões' reduzir para o 81-83 final, que assim mantém o clube português bem vivo na eliminatória.

Num encontro em que a turma da Invicta se mostrou superior nos lances livres e nos ressaltos ofensivos, mas menos eficaz no capítulos dos lançamentos de campo, os destaques individuais vão para Bradley Tinsley (19 pontos), Pedro Bastos (16 pontos), Nick Washburn (15 pontos e 7 ressaltos) e Sasa Borovnjak (14 pontos e 7 ressaltos).

Em suma, depois de uma boa atuação, o FC Porto tem razões para se mostrar otimista na viagem até à Lituânia, na certeza de que uma vitória com um avanço de três pontos, no mínimo, bastará para carimbar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O desafio da 2.ª mão da pré-eliminatória está agendado para esta quinta-feira às 17h30 (hora portuguesa).

 

Nota: Fotografias da autoria de Sportflash/FPB

Atletas | Competições | Treinadores
28 SET 2016

Mais Notícias