Fecho de temporada para os portugueses a atuar no BCR estrangeiro
João Castro e Hélder Moreira garantiram manutenção; bons resultados para Paulo Soeiro e Ismael de Sousa

Competições
14 MAI 2025
Na rubrica “Portugueses Lá Fora”, que assinala o final da época de todos os atletas lusas no BCR estrangeiro, destacam-se a manutenção obtida por João Castro e Hélder Moreira, no segundo escalão espanhol, a chegada à Final Four de Ismael de Sousa na Série B italiana, e o bom resultado de Paulo Soeiro, no terceiro patamar germânico.
Espanha
Primera División
O fim de temporada trouxe à tona o melhor Basketmi Ferrol, com duas vitórias nos derradeiros três compromissos. Perante um público vibrante, Hélder Moreira – 4.5 – foi a estrela maior do triunfo dos galegos, em casa, diante do CB Villa de Leganés – 48-47 -, ao assinar uma excelente exibição, com dezoito pontos, quatro ressaltos, três assistências e um roubo de bola (40min), pecúlio ao qual juntou o facto de ter marcado a bola decivisa do encontro. João Castro – 2.0 – também esteve em bom plano: oito pontos, quatro assistências e um roubo de bola (40min).
Ver esta publicação no Instagram
Seguiu-se um triunfo sem sobressalto, na receção ao CD Discaesports – 68-24 -, novamente com dígitos interessantos da dupla lusa. Hélder Moreira registou dezasseis pontos, três assistências e seis ressaltos (40min), enquanto João Castro amealhou um duplo-duplo – dez pontos, dez assistências, três ressaltos e quatro roubos de bola.
Na despedida da temporada o AGC UPV – IN mostrou-se demasiado forte para o Basketmi Ferrol – 60-31, em dia mais desinspirado de Hélder Moreira, com dois pontos, quatro ressaltos e um roubo de bola (28:36min), e João Castro, totalista de minutos, que traduziu em seis pontos, três assistências, um ressalto e um roubo de bola.
Com 36.1 minutos, João Castro ficou no top 10 dos mais utilizados (6º) da Primera División e foi oitavo no capítulo das assistências, com uma média de 4.2 por jogo. O Basketmi Ferrol alcançou a meta definida, a manutenção, mercê do penúltimo lugar, em igualdade pontual com o antepenúltimo.
Alemanha
Bundesliga 1
Com um honroso sétimo posto, os Koln 99ers de Alexandre Conde – 4.0 – colocaram um ponto final, na competição interna, com uma derrota pesada frente ao líder da fase regular RSB Thuringia Bulls – 105-42.
No que respeita às provas europeias, a participação da formação dos Koln 99ers, na fase final da EuroCup1, revelou-se inglória, já que se saldou em quatro derrotas, algumas por curta margem, traduzindo-se na ocupação do oitavo e último lugar. Com escassos minutos de Alexandre Conde, a turma de Colónia caiu perante os espanhóis ADM Econy Gran Canária – 73-57 -, os italianos Dinamo Sassari – 64-68 -, os franceses Hyeres – 81-84 -, após prolongamento, e o Briantea84 Cantù – 64-49 -, outro emblema italiana, que lidera a final do campeonato do país.
Ver esta publicação no Instagram
Já o RSV Bayreuth, de Miguel Reis – 4.0 -, ausente dos últimos compromissos da sua equipa por lesão, garantiu a continuidade no topo do BCR alemão, fruto do penúltimo lugar, à frente do BG Baskets Hamburg. O RSV Bayreuth perdeu o seu último encontro, frente ao Rhine River Rhinos – 50-73 -, emblema recém-consagrado vencedor da EuroCup2.
Ver esta publicação no Instagram
Regionalliga
Os Lux Rollers encerraram uma excelente campanha, na Regionalliga, equivalente à terceira divisão alemã, com uma derrota por 39-45, frente ao ASV Bonn, e uma vitória categórica, contra os Hot Rolling Bears – 67-35 -, ambas ainda sem Paulo Soeiro – 1.0 – dentro de campo, mas já junto dos seus companheiros. A equipa do Grão-Ducado do Luxemburgo conquistou assim a terceira posição, entre oito possíveis.
Itália
Série A
Apesar da meritória reta final, o Amicacci Abruzzo ficou às portas do playoff. O coletivo de Giulianova, onde milita, pela segunda temporada, o poste Ibrahim Mandjam – 4.0 -, sorriu na deslocação ao terreno do Dinamo Sassari – 51-62 – e no embate caseiro com Menarini Volpi Rosse Firenze – 64-57.
Na Champions Cup, já com o melhor resultado de sempre na mão, a presença na Final 4 da máxima competição continental, o Amicacci Abruzzo abrilhantou ainda mais a sua participação e “chocou” a comunidade do BCR ao eliminar o favorito RSB Thuringia Bulls – 58-67 -, na meia-final. No jogo do título, o BSR AMIAB Albacete, de Espanha, sagrou-se campeão europeu pela quarta vez consecutiva, espelhando o seu favoritismo no marcador – 62-42.
Ver esta publicação no Instagram
Série B
Final anticlimático para o Santa Lucia, de Ismael de Sousa – 3.0 -, que acalentava o regresso à elite do BCR italiano, onde já reinou. A 3 de maio, a formação romana iniciou da melhor maneira a Final 4, com vitória sobre Gradisca d´Isonzo – 47-42 -, seguida de novo triunfo, mais robusta, sobre Polisportiva Gioco Parma – 72-43 -, com quatro pontos de Ismael de Sousa.
No domingo, 4 de maio, na partida que ditava o acesso à Série A, Santa Lucia caiu, por margem tangencial, após prolongamento, frente a Vicenza – 59-60 -, confronto com a marca do atleta dos quadros da seleção A – seis pontos.
França
Nationale 1
O CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 -, de fora por lesão desde janeiro, e Yuri Fernandes – 2.5 -, obteve o nono e penúltimo posto da Nationale 1. Os últimos duelos da época não correram de feição às pretensões da equipa dos arredores de Paris, que acumulou derrotas frente a Ent. Lyon BF – Guilherand – 54-47 -, Club Handisport Forezien – 53-65 -, Ent . Qcaussadeh/Japapvie – 61-66 – e Meylan Grenoble Handibasket – 54-52.
Reino Unido
Premier League
No mais alto do BCR britânico, o desfecho dos jogos finais dos Mohawks, de Luís Domingos – 2.5 -, também não foi o desejado. Na receção aos Reading Rockets, os visitantes impuseram-se por 63-72. Seguiu-se derrota contra os London Titans – 71-51 – e ante os Jaguars – 73-52 -, com o internacional A a averbar seis assistências e dois ressaltos (27min).
Já sem o português, a contas com uma lesão, os Mohawks caíram, de forma clara, no embate com os Sheffield Steelers – 39-80. Os quatro jogos perdidos ditaram ainda que os Mohawks não escapassem ao último lugar da tabela. Pela equipa 2 dos Mohawks, terceira na Division One, Luís Domingos foi a jogo, no desafio com os Jaguars 2, que venceram por 68-47. O extremo português, essencial na campanha da subida da seleção à Divisão B, em 2023, registou oito pontos, treze assistências e três ressaltos (35min).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.