FIBA e WABC destacam as últimas tendências do basquetebol
Mais triplos lançados, mais eficácia, mais assistências e mais competitividade
FPB
9 FEV 2021
A FIBA e a Associação Mundial de Treinadores de Basquetebol (WABC) publicaram recentemente o Relatório de Análise Descritiva da FIBA relativo a 2020, documento que foca atenções na estatística individuais e coletivas nos eventos internacionais da FIBA. Além das competições internacionais, as análises estatísticas da NBA e da WNBA também foram incluídas no documento final.
O objetivo do relatório prende-se em analisar os números das principais competições organizadas pela FIBA, tanto nos escalões de formação, como nas provas seniores. Nesse sentido, a análise descritiva de 2020 indica-nos uma clara evolução do jogo em alguns aspetos.
O número de lançamentos exteriores tentados tem vindo a crescer, sobretudo se tivermos em conta os números verificados na NBA. Se em 2008 se lançavam, em média, 14.7 triplos por jogo, em 2016 o número aumentou para os 21.5.
O relatório determina que a eficiência tem aumentado a olhos vistos nas competições mais importantes. Tanto no Mundial FIBA de 2019 como nas finais dos Playoffs da NBA de 2019 a percentagem efetiva de lançamento fixou-se nos 50.9%.
Além disto, de acordo com os números, a distribuição de pontos marcados tem sido maior, não só pelo aumento do número médio de assistências por jogo – em 2008 a média rondava as 13.4 assistências por jogo e em 2016 fixou-se em 19.7 – mas também pelos pontos se distribuírem ainda mais pelos vários jogadores em campo.
Uma das mais importantes conclusões deste estudo destaca ainda o aumento da competitividade neste tipo de competições. Nos três últimos mundiais há um claro crescimento de jogos decididos por 6 ou menos pontos de diferença, assim como a diminuição de jogos que terminaram com catorze ou mais pontos de diferença.
O relatório de análise descritiva da FIBA de 2020 pode ser consultado em anexo.