Fim da 1ª volta da Liga Betclic Feminina: o balanço e os destaques

A segunda volta começa esta sexta-feira, dia 19 de dezembro

Competições
9 DEZ 2025

Concluída a primeira volta da Liga Betclic Feminina, é tempo de destacar as principais figuras da competição. O CRC Quinta dos Lombos encerra as primeiras 11 jornadas de forma invencível, mas a jogadora em maior evidência neste arranque de temporada foi Schekinah Bimpa, da Sanjoanense HELIOTEXTIL.

Eis os números e a análise a esta primeira volta:

A CLASSIFICAÇÃO

O CRC Quinta dos Lombos lidera a Liga de forma imaculada, somando 11 vitórias em 11 jogos, numa campanha até agora irrepreensível. No 2.º e 3.º lugares surgem Imortal LUSIADAGÁS e SL Benfica, ambos com nove vitórias e duas derrotas. No entanto, a equipa de Albufeira leva vantagem no confronto direto, após ter vencido as águias na 5.ª jornada, ocupando assim a posição mais alta da tabela. O 4.º lugar pertence ao Sporting CP, equipa que se estreia esta temporada na competição.

Desta forma, ficam definidas as quatro equipas apuradas para a Taça Federação, que se realiza este fim-de-semana (dia 10 e 11 de janeiro), no Algarve.

Entre o 5.º e o 7.º lugares, a classificação está totalmente equilibrada, com Sportiva AZORISHOTELS, Basquete Barcelos HMMOTOR e Esgueira Aveiro ECOVALOR a somarem o mesmo número de pontos. O GDESSA Barreiro ocupa a 8.ª posição, com 14 pontos, mas com menos um jogo realizado, frente ao CAB Madeira. Com os mesmos pontos surgem ainda Galitos FFONSECA (9.º lugar) e Sanjoanense HELIOTEXTIL (10.º lugar).

A fechar a tabela classificativa estão as duas equipas em dificuldades nesta primeira volta: o SC Coimbrões SANCHO PANZA, outra estreia na Liga, com duas vitórias e nove derrotas (13 pontos), e o CAB Madeira, com 12 pontos e um jogo em atraso.

Nota: O encontro entre o CAB Madeira e o GDESSA Barreiro ainda não foi realizado e não tem ainda uma data marcada.

A INVENCIBILIDADE DOS LOMBOS

A equipa de Carcavelos tem estado, sem dúvida, na ribalta e tem-se revelado uma missão quase impossível de derrubar o coletivo orientado por José Leite. Na temporada passada, o CRC Quinta dos Lombos alcançou as meias-finais, onde acabou derrotado pelo SL Benfica, que viria a sagrar-se campeão. Já nesta época, a formação apresenta-se como a equipa mais estável da competição.

A temporada começou a sorrir desde cedo à Quinta dos Lombos, que conquistou o primeiro troféu de 2025/2026, a Supertaça Feminina. Frente ao SL Benfica, a equipa venceu por 67-55, deixando claro, logo no arranque da época, que voltaria a lutar por todos os títulos.

Muito do sucesso da equipa passa pela sua intensidade defensiva e pela qualidade do jogo ofensivo. Com 134 ressaltos ofensivos, os Lombos lideram esta estatística na Liga e, com 112 roubos de bola – apenas atrás do Esgueira, que soma 121 – evidenciam a sua agressividade defensiva. No plano ofensivo, são a segunda equipa com mais pontos marcados (861), apenas atrás do Imortal.

A nível individual, destacam-se ainda Milica Ivanovic, jogadora com a melhor percentagem de lançamentos livres da Liga (95%), Jasmine Powell, a melhor lançadora de dois pontos, com 64% de eficácia, e Sara Caetano, que integra o top 5 das jogadoras mais valiosas da competição.

A principal conclusão a retirar é clara: numa equipa ainda invicta, o grande destaque é o coletivo e a forma consistente como o grupo consegue funcionar em todos os jogos, independentemente do contexto ou do adversário.

CORRIDA PELO MVP

Dois meses, dois prémios para Schekinah Bimpa. A jogadora da Sanjoanense HELIOTEXTIL não deixou margem para dúvidas: outubro e novembro foram inteiramente seus. Numa corrida extremamente competitiva, Bimpa foi a atleta mais consistente e terminou o período com 294,5 pontos de valorização, o que corresponde a uma média de 26,8 por jogo.

A sua influência fez-se sentir em várias vertentes do jogo. Foi a jogadora com melhor percentagem de lançamentos de três pontos (47,6%) e também a que mais ressaltos conquistou, com um total de 141 – 52 ofensivos e 89 defensivos – números que espelham bem a sua presença física e impacto constante em campo.

Muito próxima surge Micaela Kelly, do Imortal, com 25.5 pontos de valorização média, mantendo-se na luta pelos lugares cimeiros. Logo a seguir aparecem Gabriela Raimundo, do Esgueira, e Rebecca Taylor, do Basquete Barcelos HMMOTOR, esta última já vencedora de vários troféus de MVP, ambas com 22.1 pontos de valorização.

A fechar o Top 5 está Melissa Akullu, que soma 20.2 pontos de valorização, destacando-se ainda pela sua elevada eficácia nos lançamentos de dois pontos, com 57% de acerto.

AS EQUIPAS RECÉM-CHEGADAS; SPORTING CP SURPREENDENTE E SC COIMBRÕES SANCHO PANZA EM BUSCA DO SEU ESPAÇO

O conjunto orientado por João Pedro Vieira realizou um campeonato brilhante na CN1 na temporada passada, garantindo de forma mais do que merecida o seu lugar na Liga Betclic Feminina. Apesar da presença de equipas experientes na principal competição nacional, o Sporting CP tem conseguido afirmar-se, encontrar o seu espaço e conquistar vitórias, somando sete triunfos em onze jogos.

Com alguns reforços em relação à época anterior, nomeadamente Dayna Rouse (ex-GDESSA) e Emma Huff (ex-SC Braga), as novas leoas têm sido peças importantes no conjunto leonino. Já da formação da casa, Luana Serranho e Simone Costa têm sido imprescindíveis em praticamente todas as vitórias alcançadas pelo Sporting.

Por outro lado, o SC Coimbrões SANCHO PANZA conheceu recentemente o sabor da vitória na Liga Betclic Feminina. Com duas vitórias, frente ao CAB Madeira e ao Sporting CP, a equipa de Vila Nova de Gaia começa a adaptar-se ao nível e às exigências da principal competição do basquetebol feminino nacional.

Com bons destaques individuais, como Maria Marinho, que apresenta uma média de 15 pontos por jogo, e Lauren Golding, com 17 pontos de média, o Coimbrões tem demonstrado ambição, vontade de vencer e sinais claros de crescimento ao longo da temporada.

KEY-MATCH

Nesta primeira volta da Liga, o mais difícil é eleger apenas uma partida de destaque. Ainda assim, o confronto entre as duas equipas estreantes na competição, disputado na 10.ª jornada, merece especial referência. O SC Coimbrões venceu o Sporting CP por 77-68, conquistando assim a sua segunda vitória na Liga. As equipas encontraram-se várias vezes na temporada passada, na CN1, pelo que era expectável um duelo equilibrado e intenso. O conjunto orientado por Francisco Costa entrou muito forte no encontro e acabou por garantir um triunfo saboroso para o seu coletivo.

Outro jogo marcante aconteceu na 8.ª jornada, quando o Sportiva AZORISHOTELS recebeu o Esgueira Aveiro ECOVALOR, num encontro que acabou por sorrir à equipa açoriana. O grande destaque da partida foi a exibição individual de Genesis Rivera, que alcançou uns impressionantes 50 pontos de valorização. Com 21 pontos, 25 ressaltos e 5 assistências, a atleta protagonizou uma prestação de altíssimo nível e decisiva para o desfecho do encontro.

Recuando ainda mais no tempo, importa destacar a 5.ª jornada, que colocou frente a frente o Imortal LUSIADAGÁS e o SL Benfica. Uma primeira parte totalmente dominada pela equipa algarvia colocou rapidamente as águias em alerta e obrigadas a procurar soluções para contrariar o adversário. Apesar de um terceiro quarto favorável ao Benfica, nada foi suficiente para travar o Imortal, que acabou por vencer por 83-79, consolidando ainda mais o seu segundo lugar na tabela classificativa.

Destaque individual para Micaela Kelly, que tem realizado uma temporada de grande nível ao serviço do Imortal, e para Inês Faustino, líder incontestada do SL Benfica. A jogadora encarnada voltou a assumir responsabilidades e terminou o encontro com 38,5 pontos de valorização, fruto de 31 pontos marcados em apenas 28 minutos.

A RESTANTE TEMPORADA

O que podemos esperar? Competitividade, muita vontade de vencer e avançar para os play-offs – e muitas emoções. como já nos tem habituado a Liga Betclic Feminina.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
9 DEZ 2025

Mais Notícias