Final Four da 1.ª Divisão Feminina em perspetiva

Subida de divisão e campeonato em disputa

Competições | FPB
25 JUN 2021

À semelhança do que sucedeu no último fim de semana no Campeonato da Proliga, o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina começa a decidir-se a partir das 15h30 deste sábado quando o Esgueira/Aveiro/Sarifer enfrentar a SIMECQ por um lugar na final. Pelas 18h00, o CDE Francisco Franco e CLIP Teams entram nas quatros linhas para disputarem a segunda meia-final da prova. As formações finalistas conquistam o direito desportivo de disputarem pela primeira vez o escalão máximo do basquetebol nacional feminino, a Liga Skoiy.

Rosinha Rosário é um dos maiores destaques desta Final Four, já que a internacional lusa terminou a fase regular da temporada no segundo posto no que diz respeito à corrida para a atleta mais valiosa do campeonato, numa lista que é liderada por Riley Popplewell, norte-americana do CDE Francisco Franco. Rosinha Rosário destacou-se se na marcação de pontos (19.8 por jogo), tal como Popplewell que contribuiu com uma média de 19.3 assim como a base Joana Ramos (16.1 pontos por partida).

Da linha dos três pontos, realçar os 52% de eficácia de Ana Raimundo do Esgueira, assim como as boas percentagens da madeirense Diana Baptista (42%) e de Inês Cunha (41%) da SIMECQ. Da linha de lance livre, Rosinha Rosário volta a presentar números muito positivos, com 88% de eficácia, assim como a atleta da SIMECQ, Carolina Costa que lança com 86% de eficácia.

Na luta das tabelas realce para Riley Popplewell que conquista, em média, 11.1 ressaltos por partida e para a extremo-poste do CLIP, Catarina Lopes (10.4 ressaltos por encontro).

Nas assistências Ana Raimundo volta a assumir preponderância, com uma média de 5.9 passes para cesto. Logo de seguida surge a internacional portuguesa, Carolina Rodrigues com 4.1 assistências, seguida de Joana Ramos com uma média de 4.0 assistências por encontro.

No que diz respeito ao palmarés das formações presentes destacar o Nacional da 2.ª Divisão feminina conquistados por duas vezes pelo Esgueira, em 1998/99 e 2017/18. O CLIP Teams esteve presente na final da 2.ª Divisão feminina em 2018/19, mas apesar da derrota confirmou a subida de divisão.

A Final Four do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina tem transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.

Competições | FPB
25 JUN 2021

Mais Notícias