Física vence no Lumiar
A Física de Torres Vedras viajou até Lisboa para derrotar a Academia e, dessa forma, igualar o conjunto do Lumiar no topo da classificação da Zona Sul, ainda que de forma provisória.
Atletas | Competições
19 OUT 2016
A Norte, vitórias do Esgueira – ainda invicto -, da Sanjoanense e do Vasco da Gama.
No único jogo da noite disputado a Sul, a Física colou-se à Academia no topo da classificação da Zona Sul da Proliga, ao bater a equipa do Lumiar, fora de casa, por 71-59. Os 22 pontos concretizados pelos de Torres Vedras a partir das perdas de bola dos anfitriões ajudaram a decidir uma partida onde ‘brilharam’ Pedro Bagio (19 pontos e 8 ressaltos), Miguel Salvador (15 pontos e 5 roubos de bola), Rui Mendes (12 pontos e 8 ressaltos) e Ricardo Robalo (11 pontos e 9 ressaltos). Nos lisboetas, os melhores foram Francisco Pereira (15 pontos), Denis Neves (14 pontos), Benedito Suca (10 pontos e 7 ressaltos) e Carlos Tavares (15 ressaltos).
Esgueira ainda sem perder
A Norte, o Esgueira sofreu para superar o Casino Ginásio, por 64-61. A 30 segundos do fim, os da casa perdiam por dois pontos, mas um triplo de Matthew Moreira e dois lances livres de Bruno Fernando deram o triunfo aos comandados por Paulo Silva. Pedro Moisés (17 pontos) foi o líder do Esgueira, enquanto Marco Gonçalves (16 pontos e 16 ressaltos) e José Costa (12 pontos, 8 ressaltos e 8 assistências) venderem bem cara a derrota.
Ainda mais emotivo foi o triunfo da Sanjoanense no pavilhão do Guifões, por 61-59. Um lançamento de Hélder Santiago a apenas um segundo da buzina final permitiu os festejos dos forasteiros, que contaram com uma grande exibição de Pedro Azevedo (24 pontos e 8 ressaltos). Os 14 pontos de Renato Ribeiro e Pedro Teixeira de nada valeram à formação treinada por Nuno Freitas.
Por sua vez, o Vasco da Gama somou a primeira vitória na competição, ao derrotar o Académico por 74-57. A maior contribuição do banco de suplentes dos visitantes (43 pontos contra 18 do conjunto anfitrião) foi determinante no resultado, bem como as boas prestações de Paulo Vieira (17 pontos e 10 ressaltos), Paulo Ferreira (13 pontos e 8 ressaltos) e Miguel Toreia (11 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências). Pelo Académico, os 13 pontos de Gonçalo Gorito e os 15 ressaltos de Pedro Gouveia não chegaram para impedir a derrota.


