“Foi uma honra ser escolhido para desenhar este campo”

João Pimentel criou o campo que será inaugurado em Vila do Porto, nos Açores

Associações
12 MAI 2023

Este domingo assinala um momento histórico para o universo 3×3 BasketArt com a inauguração do primeiro campo sob a égide da Associação de Basquetebol de Santa Maria, em Vila do Porto, o segundo no arquipélago dos Açores.

A inauguração deste novo espaço, situado na Estrada da Birmânia (Coordenadas GPS: 36°57’27.35”N 25°09’03.91”W – aqui), decorre no domingo, dia 14, a partir das 15 horas. Na antecâmara da inauguração, a FPB falou com João Pimentel, o artista que criou o conceito presente no campo 3×3 BasketArt de Vila do Porto.

Qual é a sensação ao ficar associado ao primeiro campo de 3×3 BasketArt, de sempre, na Ilha de Santa Maria?

Foi uma honra ser escolhido para apresentar uma solução em desenho. Tendo sido desportista em várias modalidades na Ilha, gostei da ideia de ajudar outra modalidade a crescer aqui.

Como surgiu este desafio? Como descreve o processo de criação? Quais foram os maiores desafios?

A oportunidade surgiu de uma conversa com um dos responsáveis pela modalidade na Ilha. O maior desafio foi conseguir agregar um pouco de tudo aquilo que nos representa num desenho.

Em que ideias se inspirou?

O “vermelho saibre” do fundo representa a terra vermelha da Ilha; a torre de controle aéreo, imponente logo na chegada à Ilha, pretende homenagear a história que o aeroporto e Santa Maria têm na aviação portuguesa e mundial desde a II Guerra Mundial, e ainda hoje em dia com o Centro de Controle Oceânico do Atlântico; as chaminés típica da Ilha, idênticas às do Algarve, pretende homenagear os primeiros povoadores de Santa Maria, já que alguns dos primeiros povoadores são de lá originários; finalmente, a grande Antena “Parabólica”, que está atualmente na Ilha e que pertence ao projeto europeu “Galileu”, pretende representar a esperança que o povo mariense tem na política para a exploração do espaço que Portugal agora tem e que terá como uma das bases Santa Maria.

Para que fiquemos a conhecer melhor o seu trabalho enquanto artista, pode falar-nos um pouco da sua atividade?

Faço um pouco de desenho, pintura, decoração de interiores, peças em ferro com material reciclado, pequenos móveis e acessórios, etc., etc. Tenho uma banda de rock, gosto de motas, viajar… enfim, tento estar sempre entretido com algum projeto para ajudar a passar o tempo na Ilha, cujo inverno, principalmente, pode ser entediante.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do país a constituírem-se como parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

Associações
12 MAI 2023

Mais Notícias