Formação contínua de professores no Desporto Escolar

"O ensino do jogo de basquetebol 5x5 a partir do jogo reduzido 3x3"

Formação | FPB
28 ABR 2022

A DGE – Divisão do Desporto Escolar, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, proporciona aos professores dos 2.º/3.º ciclos e secundário (grupos de recrutamento 260 e 620), formação específica para o ensino do basquetebol que contribua para a intervenção junto dos alunos, elevando o nível de desempenho da prática desportiva no Desporto Escolar, com os seguintes objetivos específicos:

– Conhecer as regras oficiais do 3×3;

– Conhecer a organização da competição a nível internacional e nacional;

– Dotar os docentes dos aspetos técnicos e táticos específicos da modalidade;

– Promover a construção do atleta de basquetebol a partir do 3×3;

– Promover o transfer para a modalidade de 5×5.

O basquetebol 3×3 tem um caráter muito dinâmico, uma vez que se joga sem paragem , sendo uma excelente ferramenta para a promoção do desenvolvimento positivo das crianças e dos jovens, inclusive nos aspetos que dizem respeito às relações pessoais, bem como competências e valores para a vida.

Reafirmamos a pretensão de “continuar a crescer”, com o objetivo de proporcionar aos jovens atividade desportiva de qualidade.

Pretende-se fazer chegar o 3×3 a todos os jovens, sejam ou não praticantes federados de basquetebol, existindo um reforço da formação dos professores, especialmente ao nível da metodologia e meios de ensino do jogo, assim como na organização de quadros competitivos que devem aproximar o jogo aos participantes, tornando-o mais fácil e divertido.

Nesse sentido realizaremos um primeiro ciclo de três ações de formação, intituladas “O ensino do jogo de basquetebol 5×5 a partir do jogo reduzido 3×3”. As ações vão decorrer no Porto (4 e 7 de maio), Albufeira (11 e 14 de maio) e Lisboa (18 e 21 de maio).

Formação no Porto

Formação em Albufeira

Formação em Lisboa

Formação | FPB
28 ABR 2022

Mais Notícias