Formação Curricular
De Outubro 2013 até 30 de Junho 2014, um grande número de formandos e formadores, estarão envolvidos no longo e exigente processo de estágio.
16 OUT 2013
180 estagiários, mais de 90 tutores, mais de 70 clubes, 16 coordenadores de estágio, Associações e responsáveis técnicos dos clubes estarão envolvidos num processo de formação que deverá ser o maior de sempre da ENB/FPB.
Após um ano de 2012, como a primeira Federação Nacional e única a realizar cursos nos três graus de formação – Grau I, Grau II e grau III, a Escola Nacional de Basquetebol e a Federação deu continuidade à sua política de formação. Fomos capazes de iniciar a primeira época de estágio PNFT e mais uma vez fomos a primeira Federação a realizar a componente prática.No início de Junho iniciámos o processo de avaliação final destes cursos com a avaliação da componente prática dos cursos – o Estágio, e avaliação final dos cursos. Em Agosto concluímos a sua avaliação e em Setembro todos os que ficaram aptos receberam a respectiva certificação com a entrega do TPTD pelo IPDJ e assim puderam inscrever-se na nova época desportiva devidamente credenciados.Em Outubro iniciou-se a componente prática dos cursos de treinadores realizados no verão de 2013. Um processo que durará pelo menos 8 meses, com normas, regras e obrigações que terão de ser cumpridas. Acrescem a este processo as ações de formação obrigatórias que todos terão de participar e colaborar ao longo da época. Foram realizados 2 cursos de Grau II (Angra do Heroísmo e Covilhã) e 8 cursos de Grau I (Ponte de Lima, Lisboa, Faro, Chamusca, Ponta Delgada, Ílhavo, Paços de Ferreira, Braga). De Junho a Outubro, centenas de formandos e dezenas de formadores estiveram envolvidos na formação curricular dos treinadores.É de realçar a reação dos Treinadores portugueses, dos Clubes, dos Dirigentes e das Associações Regionais ao novo Plano Nacional de Formação de Treinadores, dado que, apesar do momento de crise económica vivido no país, continuaram a apostar na formação e na melhoria dos seus quadros de treinadores. Este movimento revela uma dinâmica excepcional e um entusiasmo enorme demonstrado por estes agentes no que diz respeito ao desenvolvimento da nossa modalidade.A todos estes treinadores, votos de sucesso e que possam continuar a ajudar a desenvolver ainda mais o Basquetebol Nacional.Para esta tarefa ter êxito, a Escola Nacional de Basquetebol agradece às Associações que acolheram os cursos, aos Tutores pelo trabalho desenvolvido junto dos estagiários, aos Clubes que possibilitam a realização dos estágios e à equipa de Coordenadores de Estágio que trabalha para que os nossos treinadores sejam melhores.Para o fim o agradecimento aos Formadores dos Cursos, que foram a peça fundamental, dado que a maioria esteve envolvida na construção de todo um novo plano curricular, deveras exigente, com regras impostas pela tutela e sem quaisquer referências anteriores. Por tudo isto, um Muito Obrigado.A Escola Nacional de Basquetebol e a Federação Portuguesa de Basquetebol