Formação de jogadores: “Da base ao topo”

Orientações Técnicas Nacionais 2022

Atletas | Formação | FPB
4 JAN 2023

O documento das Orientações Técnicas Nacionais 2022 foi contruído por treinadores da Equipa Técnica Nacional, baseando-se na versão de 2015 e nos manuais dos cursos de treinadores. Da “Base ao Topo” é uma das expressões chave deste documento, que descreve todo o processo a ser seguido desde as etapas iniciais da prática desportiva até ao alto rendimento.

Em declarações ao site da FPB, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, acrescenta que neste novo documento está traçado o perfil daquilo que deve ser o jogador/a de basquetebol português: “Nesta versão de 2022, está também estabelecido qual o modelo de jogador/a que pretendemos para o Basquetebol português. No fundo trata-se de um guião para a formação de jogadores, sendo fundamental para treinadores de clubes e seleções distritais/nacionais”, afirma.

Tendo consciência de que a formação desportiva é um processo a longo prazo, marcado por diversas etapas que são fortemente influenciadas pelo próprio desenvolvimento biológico dos praticantes, importa estruturar e sistematizar os conteúdos e objetivos a trabalhar em cada uma delas. Para o Diretor Técnico Nacional este passo é fundamental para “dar coerência ao processo de formação desportiva do praticante”, objetivo primário da publicação destas Orientações Técnicas Nacionais.

A aplicação correta das Orientações Técnicas Nacionais oferece uma maior garantia de que as necessidades dos praticantes sejam atendidas em todas as etapas de desenvolvimento e que todos possam atingir o seu potencial independentemente do seu talento. Além disso, pretende desenvolver um alinhamento Nacional em relação aquilo que deve ser trabalhado nas diferentes etapas de formação.

Nuno Manaia revelou ainda que está a ser preparado um plano para a aplicação das diretrizes presentes no supramencionado documento: “O Departamento Técnico da FPB está a finalizar um plano de intervenção para aplicação destas Orientações Técnicas Nacionais, sendo fundamental o papel as Associações Distritais, nomeadamente do Diretores Técnicos Regionais e dos Selecionadores Nacionais, para as implementar”, referiu.

O documento das Orientações Técnicas Nacionais 2022 pode ser encontrado em anexo, mas também está disponível no site da FPB no menu Área Técnica > Orientações Técnicas Nacionais.

Orientações Técnicas Nacionais 2022

Formação de Jogadores

Atletas | Formação | FPB
4 JAN 2023

Mais Notícias