FPB de luto pela morte de Hermínio Barreto

Figura incontornável da modalidade

Atletas | Seleções | Treinadores
12 DEZ 2022

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) manifesta o seu mais profundo pesar pela morte de Hermínio Barreto, aos 87 anos. O seu velório decorre esta quarta-feira à tarde, na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, a partir das 16h30. Na quinta-feira, no mesmo local, às 10 horas, haverá uma cerimónia religiosa, com a saída para o funeral (11 horas, Cemitério do Lumiar) a estar agendada para as 10h30.

Grande estudioso da modalidade, professor universitário e antigo jogador e treinador, assim como selecionador nacional e diretor técnico nacional da FPB, Hermínio Barreto, marcou gerações no nosso basquetebol.

Hermínio Barreto nasceu a 24 junho de 1935, na cidade moçambicana de Quelimane, tendo jogado no Desportivo de Lourenço Marques. Em 1956 veio para Portugal, onde se tornaria numa referência do Sporting CP, clube pelo qual conquistou o título nacional de 1959-60, assumindo depois funções de treinador.

Voltou para Moçambique, com a Revolução de 25 de abril de 1974 retornou ao nosso país, e mais uma vez para o Sporting, estando em destando no comando da equipa sénior. Enquanto técnico, trabalhou também no Atlético, Real Sociedad e Lourenço Marques.

O seu percurso também se cruzou com a FPB ao ser selecionador nacional de juniores e seniores, assim como diretor técnico nacional.

Em 2019 falara à FPBtv aquando da Festa do Basquetebol Juvenil, em Albufeira, e mostrara o seu contentamento com o evento.

Fez o Doutoramento em 1995 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, com tese em “O ressalto no basquetebol – análise do comportamento do lançador”, orientada pelo Professor António de Paula Brito.

À família e amigos, a FPB envia as mais sentidas condolências.

Recordamos também a entrevista que concedeu ao Comité Olímpico de Portugal, em 2017, quando falou sobre a sua carreira e uma vida dedicada ao basquetebol.

João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, também apresentou as suas condolências.

 

 

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, deixou uma mensagem também:

“O Comité Olímpico de Portugal (COP), tomando conhecimento do falecimento de Hermínio Barreto, atleta e treinador de referência na história do basquetebol português, vem por este meio expressar o seu profundo pesar e sentidas condolências pela perda desta figura incontornável da modalidade.

Os nossos votos dirigem-se, igualmente, nesta ocasião de dor, à família enlutada.

Com elevada estima e consideração, apresento os mais respeitosos cumprimentos e profundo pesar.”

 

Atletas | Seleções | Treinadores
12 DEZ 2022

Mais Notícias