FPB e Associações reuniram em Paços de Ferreira

Foram vários os temas falados

Associações
18 JUL 2022

A FPB realizou, este sábado, a sexta reunião de 2022 com as suas Associações, em Paços de Ferreira, local onde está a decorrer a 10.ª edição da Festa Nacional do Minibasquete.

Os 20 representantes de 18 das 21 Associações (Algarve, Santa Maria e Viseu não se fizeram representar) e 6 representantes da FPB, liderados pelo seu presidente, Manuel Fernandes, começaram por ser recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, pelo presidente do município, Humberto Brito, que manifestou a sua satisfação por voltar a receber a Festa do Minibasquete e lembrou que, antes da 1.ª edição, tinha dúvidas quanto à capacidade financeira do município para acolher o evento, mas, depois do mesmo lhe ser apresentado, a sua posição alterou e aceitou-o de imediato. Ambos os presidentes manifestaram a sua vontade de continuar a realizar a Festa do Minibasquete em Paços de Ferreira.

Seguiu-se a formalização da assinatura do acordo relativo à construção de dois campos 3×3 BasketArt em Paços de Ferreira, entre município, Federação e Associação de Basquetebol do Porto.

Iniciaram-se, depois, os trabalhos da reunião, com Manuel Fernandes a convidar as Associações a apresentar propostas de melhoria ao Regulamento dos Pontos Altos em vigor.

O director técnico nacional, Nuno Manaia, relembrou a publicação do Comunicado n.º 195-2021/2022, que define as regras de atribuição de apoio da FPB a eventos 3×3 organizados por clubes e Associações, clarificando que só se aplica a eventos registados na plataforma da FIBA (calendário de jogos e jogadores participantes), que atribuem pontos aos seus participantes e a Portugal, bem como que se aplica a todos os eventos 3×3 realizados em 2022, mesmo que antes da publicação do referido Comunicado.

O secretário geral, João Carvalho, informou que, na véspera da reunião, foi comunicado a cada uma das Associações quais os projetos e montantes de apoio aprovados no âmbito do PAPA – Programa de Apoio a Projectos Associativos. Realçou que parte do apoio da FPB está dependente da avaliação da execução dos projetos, que será feita através da apresentação dos Relatórios Finais por parte das Associações.

Nuno Manaia apresentou o conjunto de propostas de alterações regulamentares recebidas das Associações de Lisboa, Madeira e Viana do Castelo, na sequência do apelo efetuado na reunião anterior. Após troca de opiniões entre os presentes, ficará a FPB de publicar as versões finais dos Regulamentos para a época 2022/23.

Por fim, foi apresentado por Helena Oliveira, Assessora da Direção, o debate interno já efetuado na FPB no âmbito do projeto “Valorizar Rankings”, que pretende avaliar o trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes, que vão ao encontro dos objetivos da FPB de aumento da massa crítica e da melhoria da qualidade do jogo. A Associação de Basquetebol da Guarda apresentou as suas propostas neste âmbito e foi solicitado a todas as Associações o envio dos seus contributos para este projeto até ao dia 15 de setembro.

A reunião terminou pelas 13h15, estando a próxima reunião FPB/Associações agendada para o dia 3 de setembro, na ilha Terceira, nos Açores.

Associações
18 JUL 2022

Mais Notícias