FPB e Associações voltaram a reunir

Foram vários os temas abordados

Associações | FPB
4 JUN 2022

Decorreu, esta quinta-feira à noite, por videoconferência, a quinta reunião FPB/Associações do presente ano de 2022, a qual contou com a presença de 24 elementos de 18 das 21 Associações distritais e regionais da modalidade (Algarve, Ilha Terceira e Porto não estiveram representadas).

O presidente da Federação, Manuel Fernandes, começou por congratular-se com o elevado número de atletas inscritos – 25.977 -, enaltecendo o meritório trabalho desenvolvido por clubes e Associações, para o alcance deste máximo, numa época pós-pandemia e em que projetos como o 3×3 nas Escolas ou o Jr. NBA, que também contribuem para a captação e fidelização de atletas, ainda não puderam ser retomados. Destacou a Associação de Basquetebol de Santarém e os seus clubes, que atingem pela primeira vez os 1.000 praticantes e com crescimento do número de atletas nos vários escalões que não o minibasquete, o que demonstra uma consolidação da prática do basquetebol naquele distrito.

Informou depois um conjunto de projetos de apoio a clubes e Associações, muitos dos quais já existiram nas últimas épocas e continuarão na época 2022/23: Escolas Portuguesas de Minibasquete; assistência FPB/Wilson; apetrechamento desportivo; Valorizares Seleções, CNT’s, Clubes, Associações, a que se juntarão Rankings e Arbitragem; apoio à participação de clubes em competições europeias.

O diretor técnico nacional (dtn), Nuno Manaia, apresentou depois um ponto de situação sobre a atividade e as perspetivas para a próxima época. Até final da época 2021/22, destaque para a muita atividade internacional, com a participação de 13 Seleções Nacionais em competições oficiais FIBA e IWBF e para a 1.ª edição do Inter-Seleções sub17 3×3, que decorrerá em Tomar, entre 17 e 19 de Junho, e no qual se inscreveram 17 das 21 Associações (apenas as dos Açores não o fizeram), num meritório esforço para a promoção desta vertente do basquetebol.

O dtn apresentou, de seguida, algumas propostas de alterações regulamentares para a época 2022/23, convidando as Associações a apresentarem as suas propostas nesta área até ao dia 30 de junho.
Seguir-se-ão agora um conjunto de reuniões com clubes, tendo em vista a continuação da preparação da época 2022/23.

Associações | FPB
4 JUN 2022

Mais Notícias