FPB e Clubes da Liga Betclic Feminina reúnem em Fatima

Reuniões da Proliga e 1.ª Divisão Feminina também já foram realizadas

FPB
8 JUN 2023

A Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes da Liga Betclic Feminina reuniram esta quinta-feira, em Fátima, para fazer um balanço da temporada que passou e para apresentar a época 2023/24.

A reunião contou com a adesão de todos os clubes e respetivas associações e começou por apresentar um resumo da temporada 2022/23, feito pelo Diretor de Competições, Gil Cruz. Depois do balanço daquilo que foi a competição durante a época que terminou, iniciou-se a apresentação da próxima temporada. A preparação da época 2023/24 começou com a amostra das equipas participantes, saudando-se as equipas que subiram de divisão, a ACD Ferragudo e o BC Barcelos. A calendarização, ainda provisória para a próxima temporada, foi um dos temas em maior evidência, tal como as inscrições, os equipamentos de jogo e ainda a elegibilidade de atletas sem formação basquetebolística portuguesa.

Seguiu-se a apresentação da comunicação da FPB, que destacou as boas práticas apresentadas pelos clubes, sensibilizando os mesmos, assim como as associações, para a aposta comunicacional em prol do aumento da pegada digital da modalidade e consequente angariação de novos atletas. Seguiu-se a apresentação do Marketing e a promoção que foi feita durante o ano desportivo, particularmente as ativações que foram levadas a cabo ao longo da época, assim como toda a envolvência promocional exibida ao longo da temporada que terminou no passado mês de maio.

A arbitragem foi o tópico que se seguiu, momento em que foram expostos vários dados acerca do funcionamento da mesma. Em seguida, o projeto Valorizar mereceu especial atenção com a explicação detalhada da evolução desde a época 2018/19 até ao último ano de competição. Houve ainda tempo para “outros temas”, que se prenderam com as outras provas disputadas pelos clubes da Liga Feminina e o seu modelo competitivo (Taça Vitor Hugo, Taça Federação), assim como os playoffs do campeonato.

Na reta final da reunião foi disponibilizado algum tempo para os clubes e associações se manifestarem. Depois de terminado o espaço que foi dedicado aos contributos dos clubes e das associações, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, encerrou a reunião com o discurso de agradecimento pelas várias opiniões recolhidas, que vão ser alvo de análise por parte da Federação. A fechar, o presidente federativo reforçou o trabalho que deve ser promovido por todos em prol do desenvolvimento do basquetebol, especialmente o feminino, desejando votos de uma boa temporada 2023/24 a todos os presentes.

Além da reunião da Liga Betclic Feminina, nota ainda para as já realizadas reuniões com os clubes do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, bem como do Campeonato da Proliga. Ambas as reuniões repetiram praticamente a adesão máxima, com a exceção da reunião da 1.ª Divisão Feminina que não contou com uma das associações envolvidas.

FPB
8 JUN 2023

Mais Notícias