FPB em Malta na Assembleia Geral da FIBA
Manuel Fernandes, Presidente da FPB e Membro da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento das Federações Nacionais na FIBA, marcou presença no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, na Assembleia Geral da FIBA Europa, realizada em Malta de onde sairam deliberações importantes, com impacto no futuro próximo do basquetebol do Velho Continente. No decorrer da ordem de trabalhos, nota ainda para algumas referências ao trabalho que tem sido desenvolvido por Portugal e pela Federação em organizações de eventos, colaboração com a IWBF e como membro integrnate da FIBA, de que damos conta nos detalhes da noticia.

Competições
21 MAI 2015
Estiveram presentes 48 das 51 federações europeias que depois da aprovação nesta assembleia da entrada do Kosovo passam a ser 52 no universo da modalidade na Europa.
Da extensa ordem de trabalhos e de assuntos abordados não podemos deixar de salientar os seguintes pontos:
1- Redução de 2 dias de competição, na Divisão A de ambos os géneros, dos Campeonatos de sub-16, sub-18 e sub-20, a serem implementados em 2017. Na Divisão B não haverá tais reduções porque o número de participantes é variável.
2- A Competição Europeia de Clubes Masculinos, passará de três para dois níveis competitivos a saber:
– EUROLIGA
– EUROCUP
Esta deliberação tem o objetivo principal de tornar mais forte e mais ampla a participação de clubes .
3- No que respeita ao Eurobasket Feminino, em 2017, a competição é reduzida de 20 para 16 países participantes na Final.
4- A participação no Eurobasket Masculino de 2017, Fase de Apuramento, começa no próximo ano imediatamente a seguir ao Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ou seja, com os jogos a disputarem-se previsivelmente no mês de Setembro.
5- As emendas aos Estatutos da Zona Europa, de acordo com o que foi aprovado no Congresso Mundial de 2014, que reforça a centralização das grandes decisões na FIBA Mundo. Perdendo a Europa capacidade e autonomia de liderar os seus próprios destinos.
Deixámos para o fim a nota de registo sobre as referências feitas à Federação Portuguesa de Basquetebol.
O Secretário Geral Kamil Novak, apresentou como exemplo ao nível da organização e da promoção a FPB que voltou a liderar o Ranking, do Campeonato com mais público entre os Europeus Femininos de Sub-16, Sub-18 e Sub-20, facto que não podemos deixar de realçar e de partilhar com todos os que contribuiram, em particular, com o público entusiasta e com as associações e clubes que se envolveram direta e indiretamente na organização do evento. Aproxima-se mais um Campeonato da Europa de Sub 16 Femininos em Matosinhos e contamos de novo com todos para igualar e superar a fasquia que estabelecemos.
O Presidente da International Wheelchair Basketball Federation, Iam Bertling, salientou a adesão da FPB à inclusão das cadeiras de rodas na estrutura da Federativa e a excelente cooperação com a organização do Europeu cadeiras de rodas que se realizará de 5 a 11 de Julho em Lisboa.
O Presidente da FIBA Mondo Horácio Moratore elogiou publicamente o trabalho desempenhado pelos representantes europeus, Lena Wallyn e Manuel Fernandes na Comissão de Apoio ao Desenvolvimento das Federações Nacionais, que possibilitou apresentar o projeto que irá ser submetido a votação no Central Board no próximo mês de Junho.
Finalmente, uma referência para os diferentes contactos estabelecidos onde é de referir um encontro com o Secretário Geral da Federação Espanhola (o Presidente não viajou para Malta) visando a cooperação entre os dois países que prosseguirá com uma futura reunião com o Presidente José Luis Sáez.