FPB faz parte do PROMISE

Cátia Mota e Inês Antunes, elementos do marketing e departamento técnico federativos, estiveram em Barcelona na "bola ao ar" deste projeto

Esta terça e quarta-feira decorreu em Espanha, na cidade de Barcelona, a primeira reunião relacionada com o projeto PROMISE, direcionado para o basquetebol feminino e importância da mulher na modalidade.

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) integra o projeto, que é co-financiado pela União Europeia, e fez-se representar na Catalunha por Cátia Mota e Inês Antunes, elementos do marketing e eventos e departamento técnico, respetivamente.

Cátia Mota explicou os fundamentos do projeto e os nossos parceiros no mesmo: “A FIBA indicou o nome da FPB à Federação Catalã de Basquetebol, que acabou por nos contactar para sermos parceiros neste projeto. O PROMISE visa o desenvolvimento do basquetebol feminino e pretende que todos os parceiros façam diversas ações e criem um plano de promoção e desenvolvimento do basquetebol feminino. O PROMISE é um novo projeto que surge de uma iniciativa de sete organizações de seis diferentes países (Portugal, Espanha, Bulgária, França, Irlanda e Kosovo) dispostos a contribuir com os seus esforços conjuntos para promover a igualdade de oportunidades para mulheres no basquetebol. O consórcio do projeto visa uma maior participação de mulheres da nossa modalidade com papéis de responsabilidade, de técnicos a árbitros, envolvendo clubes, federações e famílias. O PROMISE abordará a questão da falta de equidade e igualdade de género no basquetebol, implementando atividades e desenvolvendo ferramentas que irão promover a participação do género feminino em todos os níveis, contribuindo para a melhoria da representação, visibilidade e empoderamento das mulheres”, afirmou.

A responsável pelo marketing e eventos da FPB abordou aquilo que se passou em Barcelona: “Nesta reunião inicial, o Comité Diretor do Projeto apresentou o PROMISE para os meios de comunicação social, instituições e parceiros. O grupo de trabalho terá reuniões de trabalho e avaliação mensalmente e, cada parceiro, será responsável por tarefas específicas durante os 30 meses de duração do projeto”, disse.

Para finalizar, Cátia Mota destacou a importância da FPB estar associada a mais uma iniciativa e anunciou novidades para setembro: “Isto é muito importante, porque já temos o “Impulso Feminino” e somos parceiros do “Her World, Her Rules”, e agora o PROMISE é mais uma forma de desenvolvermos e estruturarmos o basquetebol feminino”, concluiu.

Já Inês Antunes foi a voz do entusiasmo quanto a este projeto, sem esquecer a responsabilidade: “É um projeto desafiante, sem sombra de dúvida. Tanto nós, como os restantes parceiros, estamos totalmente focados em desenvolvê-lo e em alcançar os objetivos propostos. É um conjunto de parceiros com vasta experiência nacional e internacional. Este projeto não deve durar apenas 30 meses. O objetivo de todos é que se desenvolva ao longo de 30 meses, mas que deixe algo para o futuro”, deixou a mensagem.

 

25 JAN 2023