FPB presente na assembleia geral da FIBA Europa

Evento contou com a participação de 41 federações

FPB
22 MAI 2022

O Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, participou na reunião do board e na assembleia geral da FIBA Europa, que decorreu em Vilnius, na Lituânia, cuja federação celebra o 100.º aniversário.

Num evento onde foram abordados diferentes pontos de interesse, o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, analisou o período pós-pandémico e a atual guerra que assola a Ucrânia e continua a afetar a restante europa. Em concordância com a decisão da FIBA Mundo, o órgão governativo europeu decidiu aplicar as mesmas sanções e afastar as seleções da Rússia e Bielorrússia dos Campeonatos da Europa, e as equipas das respetivas federações das competições europeias.

Dado o afastamento da Rússia, a seleção nacional portuguesa de sub20 femininos foi a escolhida para ocupar a vaga do Campeonato da Europa Divisão A da categoria, dado ter sido a equipa mais bem classificada que descera de divisão em 2019.

No que diz respeito ao Campeonato da Europa de sub16 femininos, que decorre em Matosinhos durante o mês de agosto, a seleção russa será substituída pela Noruega ou Polónia. Já no Campeonato da Europa de sub18 feminino Divisão B, o início foi antecipado para dia 30 de julho e irá jogar-se em Sófia, Bulgária, ao invés de na Áustria, para onde estava inicialmente marcado.

Foi ainda aprovada a calendarização Internacional para a época de 2022/2023.

FPB
22 MAI 2022

Mais Notícias