FPB reúne com Associação e clubes alentejanos
A Direção da Federação Portuguesa de Basquetebol deu continuidade esta sexta-feira, em Évora, ao conjunto de reuniões que pretende realizar em todas as Associações do país durante o atual mandato 2018-2022, com o intuito de as ouvir e também aos clubes.
Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
8 DEZ 2018
Uma comitiva chefiada pelo Presidente da FPB, Manuel Fernandes, e da qual também fizeram parte os Vice-Presidentes Miguel Pereira, João Leitão e Luís Veiga, o Presidente do Conselho de Arbitragem, António Coelho, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, e a Assessora da Direção, Helena Oliveira, começou por reunir na antiga Escola EB1 dos Canaviais, sede da Associação de Basquetebol do Alentejo, com o Presidente desta Associação, José Sargaço, o Vice-Presidente Nuno Leitão e Diretor Técnico Regional, Luís Caeiro.
Entre os temas abordados mereceu especial destaque a situação do edifício onde está instalada a Associação, já que se tratam de instalações gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia dos Canaviais, mas sem a formalidade que uma situação desta natureza exige, não obstante os diversos contactos que a Direção da Associação vem fazendo com esse objetivo.
Em paralelo, a Associação tem também em curso uma proposta para estabelecimento de uma parceria com uma empresa local que possibilite uma solução mais estável para a sede da Associação, processo que se tem revelado mais moroso do que o desejado. Outro dos temas abordados foi a situação financeira da Associação, tendo a Direção expressado a sua preocupação e o seu enfoque na regularização desta mesma situação no decorrer do seu mandato.
A Associação demonstrou o seu interesse em organizar Pontos Altos das competições nacionais, o que só poderá acontecer em parceria com os seus clubes, como forma de dinamizar e promover a modalidade e deu a conhecer à Federação que tem previsto para janeiro de 2019 o arranque de um núcleo de Minibasquete no concelho de Vendas Novas, tendo já iniciado contactos para um novo arranque da modalidade nos concelhos de Portalegre e Portel.
Seguiu-se a reunião com os clubes, na qual estiveram presentes, para além dos elementos da Associação, representantes do Atlético Clube Montemor-o-Novo, Associação Juvenil Estremoz, Atlético Sport Clube/B. V. R. Monsaraz Terras d el Rei, Beja Basket Clube, Grupo Desportivo Recreativo André Resende e Salesianos de Évora, que tiveram a oportunidade de partilhar com a Federação as suas preocupações e ideias sobre o desenvolvimento da modalidade.
Foram focadas as especificidades da região, que abrange uma grande área e com grande dispersão geográfica da modalidade, o que obriga a grandes deslocações para a realização de jogos, assim como as implicações da baixa densidade populacional, que origina a procura de alternativas como seja, por exemplo, a possibilidade de ter equipas mistas nos escalões de formação mais baixos.
A necessidade de melhorar os níveis de formação e de intervenção dos vários agentes da modalidade (técnicos, administrativos, dirigentes), mas também adequar os custos dessa formação à realidade local foi debatida, não esquecendo a possibilidade de antecipar a idade do início formal da prática do basquetebol, por forma a concorrer com outros desportos onde isso já é uma realidade, e de adequar as estruturas competitivas.
A Federação agradece a disponibilidade demonstrada pelos representantes da Associação e Clubes, tendo recolhido diversos contributos que irá agora analisar e discutir com o objetivo de melhorar a sua intervenção em prol do desenvolvimento da modalidade.