FPB reuniu com Associações

Reunião decorreu de forma presencial, em Fátima

Associações
13 SET 2021
Após quase 20 meses de sessões de trabalho por recurso a videoconferência, retomaram-se este sábado (11 de setembro), em Fátima, as reuniões de trabalho presencial, tendo estado presentes a quase totalidade das Associações distritais e regionais, esperando-se que este momento constitua mais um passo rumo à normalidade por todos desejada.
Do habitual ponto de informações fizeram parte, nomeadamente, a alteração do local de realização do FIBA 3×3 U17 Europe Cup da Praça do Comércio para o Ocean Campus em Pedrouços, um ponto de situação sobre os campeonatos de seniores que em breve terão o seu início, o sucesso de que se está a revestir o processo de inscrição no curso de formação de dirigentes, cujas 25 vagas destinadas ao basquetebol estão já preenchidas, e ainda aos dois Centros Nacionais de Treino que retomarão as suas atividades no início desta semana.
No ponto respeitante às orientações decorrentes da COVID-19, mais concretamente no que se refere às regras a observar quanto à presença de espetadores nos recintos desportivos e ao protocolo de testagem das equipas, a FPB irá divulgar, muito brevemente, informação específica sobre esta matéria. A obrigatoriedade da existência de Assistentes de Recinto Desportivo (ARD) e as implicações e dificuldades que esta matéria coloca aos clubes foi também abordada pelos presentes.
A Ética e a Responsabilidade Social foi um tema debatido profundamente. Para além da informação partilhada sobre a intenção de ser criada uma Comissão de Ética, composta por pessoas da FPB e por especialistas desta matéria, muitos foram os presentes que se pronunciaram sobre a premência da criação de mecanismos que previnam, por exemplo, o assédio sexual.
No painel destinado à apresentação de temas por parte das Associações, apraz registar as referências muito positivas ao papel da FPBTV na divulgação da nossa modalidade, realçando-se a qualidade das transmissões e demais conteúdos, e ainda ao papel que o Programa Valorizar tem tido no fomento de boas práticas, em particular por parte dos clubes, veículo para o desenvolvimento da sustentabilidade que se pretende que venham a ter num futuro próximo.
A necessidade de alteração dos modelos e dos conteúdos formativos, e de uma profunda reflexão sobre a estratégia de formação de jovens basquetebolistas, em particular ao nível do minibasquete, foi uma das preocupações demonstradas por algumas Associações. Uma outra preocupação comum a todos os presentes, foi a da necessidade de definição de um modelo que contribua para o aumento do número de árbitros e para a consequente diminuição do número de jogos dos escalões de formação que se realizam sem árbitros oficiais. A este propósito interveio o presidente da FPB para informar que estará para breve o lançamento de um Programa Valorizar relacionado com esta temática.
A FPB e as Associações deverão voltar a reunir no final do mês de outubro.
Associações
13 SET 2021

Mais Notícias