Gaeirense quase quase a fazer história
Num Pavilhão histórico para a modalidade - Pav. do Iliabum - Gaeirense e Oliveirense disputaram no passado Sábado, dia 11 de Junho, a final da CNB1.
Competições
12 JUN 2011
A Oliveirense, com enorme tradição na modalidade partiu como favorito para este embate. Contudo o Gaeirense não entrou nesta final para a perder, tendo realizado um jogo de superação e entrega de todos os seus jogadores engrandecendo esta final. O clube de Oliveira de Azeméis acabou por vencer esta final nos útlimos segundos do encontro por 75-73.
O Gaeirense, clube desconhecido da alta ribalta do Basquetebol Nacional, entrou na partida com alguma insegurança, permitindo que a Oliveirense conseguisse alguma vantagem através do lançamento exterior. No entanto, à medida que o jogo decorria o Gaeirense não permitiu mais distanciamento e, aumentando a pressão sobre os jogadores exteriores foi atenuando a diferença. Sempre à frente no marcador a Oliveirense procurava distanciar-se no marcador, mas, encontrava sempre um adversário agressivo na defesa que procurava contrariar as iniciativas do adversário. Finalmente, durante o 4º período o Gaeirense desfruta de um triplo de belo efeito, convertido pelo Rui Rochete. Era visível que Gaeirense não queria sair desta partida derrotado. Emoção até ao final, valendo maior serenidade e experiência da Oliveirense para conseguir a vantagem de 2 pontos a 3 segundos do fim.O Gaeirense, apesar de menos experiência em finais mostrou bem porque eliminou outro histórico da modalidade na meia-final – Imortal. Apesar de em muitas situações acusar alguma precipitações nas suas decisões ofensivas, mostrou em muitos momentos enorme ofensividade, nomeadamente através dos bases Michael Cassio e Rui Rochete e, no jogo interior, Filipe Canha, que juntamente com o Emídio Tomás se baterem muito bem contra o jogador norte-americano da Oliveirense. Destaque ainda para Jorge Ribeiro, jovem oriundo da formação do André Soares, que se entregou a tentar parar Nuno Freitas, jogador em destaque na Oliveirense. Por último, uma palavra de apreço a todo o plantel dirigentes e ao Treinador Nuno Agostinho, que possibilitaram que a época 2010/2011, fosse histórica e bastante gratificante desportivamente para o clube de Gaeiras/Óbidos. O clube garantiu o acesso à Pró-liga para a próxima época e, entra agora na fase de grande expectativa pois tudo fará para que as suas condições possam melhoradas e o seu projecto seja reconhecido, possibilitando apoios para a sua continuidade. A Associação de Basquetebol de Leiria aproveita esta oportunidade para enviar as suas congratulações e manifestar o seu apreço e reconhecimento pela dinâmica e sucesso desportivo expresso pelo projecto ÓBIDOS.PT/Gaeirense.