Galitos chega à centena
Na luta pela fuga aos últimos lugares, o Galitos Tley conseguiu, no Barreiro, uma importante vitória frente ao Illiabum .

Competições
25 JAN 2015
Se na ronda anterior a formação da margem sofreu mais de cem pontos, desta vez foi ela mesma a conseguir chegar à centena de pontos frente aos ilhavenses (106-70). Já o Barcelos HotelTerçoGive, ao vencer em casa o Lusitânia por (93-64) , aproximou-se novamente do 2º lugar, uma vez que beneficiou da derrota do Vitória em Ovar. Depois de ter sido derrotado perante o seu público na última jornada, o CAB deslocou-se a Oliveira de Azeméis e bateu a equipa da casa por 78-69. Com este triunfo os madeirenses atingiram os 50% de vitórias, ficando cada vez mais perto pela luta de um lugar que lhe dê vantagem casa numa possível qualificação para os playoffs.
Os barcelenses cedo mostraram que queriam esquecer o resultado negativo registado na última jornada, e bastaram 10 minutos para os barcelenses se colocarem confortavelmente no comando do marcador (24-13). Os minhotos não abrandaram o seu ritmo, continuaram a revelar uma boa eficácia ofensiva até ao intervalo (49-23), bem como continuaram a condicionar o sucesso atacante dos açorianos.
O descanso não retirou concentração à equipa da casa, com o Barcelos a iniciar o segundo tempo com a mesma determinação (24-15) e a colocar um ponto final quanto às dúvidas sobre o vencedor deste encontro (73-38). O 4º período teve ascendente dos forasteiros (26-20), mas o jogo há muito que estava comprometido para a equipa liderada por Nuno Barroso.
Mais uma boa exibição para o atleta do Barcelos, Marko Loncovic (21 pontos e 8 ressaltos), bem acompanhado pelo seu base Carlos Fechas (15 pontos e 8 assistências) e Igor Dukovic (14 pontos e 7 ressaltos).
As percentagens de lançamentos de campo por parte do Barcelos foram muito superiores, e disso se ressentiu o Lusitânia neste encontro. Ainda assim, Mohamed Camara somou um duplo-duplo (21 pontos e 10 ressaltos) e Miguel Freitas (16 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) esteve a um nível bastante aceitável.
Galitos vence jogo importante
Ambas as equipas estavam pressionadas a vencer, naturalmente mais o Galitos porque jogava em casa. A formação do Barreiro soube lidar bem com a pressão do momento, e reagir muito positivamente a uma pesada derrota averbada na última jornada.
Os comandados de Luís Valente mostraram-se mais fortes desde o inicio do encontro e rapidamente construíram uma vantagem que lhes dava maior tranquilidade para encarar a importância do encontro. No final do 1º período a vantagem já era de dezasseis pontos (27-11) e ao intervalo já tinha subido para vinte e dois (54-32).
Se nos primeiros vinte minutos os ilhavenses já tinham sofrido muitos pontos, os 38 concedidos nos primeiros 10 minutos do segundo tempo decidiam em definitivo o jogo a favor do conjunto da margem sul (86-50).
O Galitos dominou a luta das tabelas (35-20), jogou muito mais coletivamente no ataque (28 assistências), e esteve mais eficaz a atirar ao cesto. Miguel Minhava (23 pontos, 14 assistências e 8 ressaltos) esteve novamente em grande, bem como Benjamin Gresmer (21 pontos e 11 ressaltos) e Brian Clarke (19 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos).
O llliabum esteve desastrado a lançar ao cesto, especialmente da linha de três pontos (5/29 – 17%), mas ainda assim Stephen Nwaukoni (16 pontos e 9 ressaltos) manteve a sua regularidade habitual.
Bom triunfo do CAB em Oliveira de Azeméis
Os comandados de João Paulo Silva, controlaram muito a tabela defensiva, foram eficazes nos lançamentos de curta e média distância (18/31 – 58%), bem como foram mais agressivos a atacar o cesto (15/17 – 88% da linha de lance-livre).
Áreas do jogo que lhe permitiram terminar na frente a 1ª parte (40-32), mas só no último período o conjunto madeirense confirmou a sua superioridade neste encontro.
Boa prestação de Tommie Eddie (20 pontos e 15 ressaltos) na equipa do CAB, mas não foi o único atleta madeirense que esteve bem. O jovem José Correia converteu 20 pontos, e Jovonni Shuler, embora tenha estado um pouco mais discreto, registou 12 pontos e 7 ressaltos.
O base João Abreu (16 pontos, 3 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) foi mais concretizador da Oliveirense, equipa que já não perdia em casa desde o inicio de Novembro do ano passado.