Galitos na liderança da Liga Placard à condição
O Galitos Barreiro deu, esta tarde, continuidade à sua marcha triunfal na Liga Placard, somando a quarta vitória consecutiva.
Atletas | Competições | Treinadores
10 DEZ 2016
A formação da Margem Sul do Tejo bateu o Eléctrico F.C., fora de portas, por 58-70, num desafio decidido no último período, sendo que com este resultado, o Galitos confirmou a subida provisória à liderança da Liga Placard, esperando agora pelo desfecho do Maia Basket vs FC Porto, não esquecendo o estatuto de cabeça de série que terá na Taça Hugo dos Santos.
Por seu turno, nos Açores, o Lusitânia alcançou o terceiro resultado positivo da temporada, depois de se superiorizar ao Sampaense Basket, por 88-83.
Durante grande parte do duelo transmitido na FPB TV, que decorreu em Ponte de Sor, o equilíbrio foi a nota dominante. Prova disso, no final do primeiro período o resultado era de 17-19, favorável ao Galitos, enquanto no quarto seguinte os papéis se inverteram, com um 19-17 para o Eléctrico, que fixou o marcador numa igualdade a 36 pontos, à entrada para o intervalo.
No regresso dos balneários, o Galitos apareceu melhor, tendo uma vantagem de sete pontos (39-46) a 6:33 do derradeiro período, mas logo o adversário alentejano reduziu distância, deixando tudo em aberto para a fase decisiva do encontro (49-51).
Aí, a equipa da Margem Sul do Tejo provou o porquê de estar a realizar uma campanha desta valia, aplicando de imediato um parcial de 0-8, para pouco depois rubricar mais nove pontos consecutivos, que contribuíram em definitivo para mais um triunfo do Galitos, por 58-70.
Em termos estatísticos, numa partida em que o Eléctrico se superiorizou na luta das tabelas e o Galitos na eficácia de lançamento, há a destacar no capítulo individual, por parte da equipa da casa, João Torrié (13 pontos, 15 ressaltos e 3 faltas provocadas), Jorge Coelho (8 pontos, 4 ressaltos e 4 faltas provocadas) e Tiago Pinto (14 pontos e 8 faltas provocadas).
Pelo Galitos sobressaíram Jarred Jackson (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 4 faltas provocadas), Carlos Ferreirinho (18 pontos, 3 roubos de bola e 3 faltas provocadas) e Artur Castela (6 pontos e 4 ressaltos).
Lusitânia regressa às vitórias
Num encontro emotivo e marcado por alternâncias no resultado, o Lusitânia ganhou novo fôlego para fugir aos últimos lugares, precisamente diante do lanterna vermelha do campeonato, Sampaense Basket.
O conjunto açoriano até entrou para o quarto período em desvantagem, por 58-65, mas uma reta final arrasadora por parte dos donos da casa virou os pratos da balança, confirmando um importante triunfo por 88-83.
Quanto à estatística, em relação ao Lusitânia, realce para Garrius Holloman (26 pontos e 9 ressaltos), ao passo que no Sampaense voltou a ser Andrew Guillory a principal figura (19 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências, 5 roubos de bola e 4 faltas provocadas).


