GDD Alcoitão conquista a terceira vitória da época
No Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, o GDD Alcoitão conquistou a terceira vitória da época, na receção à APD Paredes – 45-39.
Atletas | Competições | Treinadores
25 NOV 2018
A norte, a APD Braga venceu inapelavelmente a formação da APD Leiria por números inusitados, devido às muitas ausências registadas nos visitantes – 82-7.
No próximo fim de semana, interrompem-se as competições nacionais, uma vez que se realiza o estágio da Seleção Nacional, no Luso, Mealhada, de 29 de novembro a 2 de dezembro.
O campeonato regressa a 8 de dezembro com um apetecível GDD Alcoitão vs. APD Braga e a APD Leiria a receber a APD Lisboa.
Nota: Foto de Ana Morais
GDD Alcoitão 45-39 APD Paredes
O pavilhão de Murches acolheu novo triunfo do GDD Alcoitão, desta feita perante a APD Paredes, conjunto que na época transata vencera por duas ocasiões os cascalenses. Em crescendo no panorama nacional, a equipa agora dirigida pelo técnico Fernando Lemos dá mostras de maior capacidade organizativa, fator que se refletiu num ataque fluido e produtivo no primeiro quarto, catapultando-a para uma vantagem de nove pontos sobre a turma nortenha. Assistiu-se nos dez minutos seguintes a um encontro mais renhido com os paredenses, incansáveis, como é seu apanágio, a porfiarem na busca da reviravolta e a conseguirem encurtar em dois pontos a distância para os locais. Na segunda parte, algumas tentativas goradas de pressão do GDD Alcoitão propiciaram nova aproximação dos comandados de Domingos Marinho, que se colocaram a escassos três pontos. Retomando a estratégia defensiva inicial, os cascalenses voltaram ao controlo das operações e alcançaram uma vantagem de 12 pontos, rapidamente diluída para apenas quatro pontos, o que fez soar os alarmes e obrigou o técnico cascalense a lançar Hugo Maia (2.5), entretanto preterido juntamente com outro internacional luso, Marco Gonçalves (1.5), para dar minutos a Diogo Pimenta (2.0) e Alberto Sousa (2.0). O capitão do GDD Alcoitão foi mesmo o melhor marcador da partida com 24 pontos marcados, enquanto do lado paredense Hélder Freitas (3.5) revelou-se o mais certeiro (15 pts).
Parciais: 15-6 / 8-10 / 9-13 / 13-10 Melhores marcadores: GDD Alcoitão – Hugo Maia 24 pts, Mário Silva 8 pts; APD Paredes – Hélder Freitas 15 pts, Marco Almeida 11 pts
APD Braga 82-7 APD Leiria
Num duelo entre campeão e vice-campeão nacional, poucos imaginariam um desfecho tão desnivelado. Os muitos presentes, que acarinharam os tricampeões nacionais no primeiro compromisso caseiro, presenciaram um espetáculo pobre, de sentido único, conforme o marcador corrobora categoricamente. As muitas ausências nos leirienses, entre as quais de três titulares, e de pontuação alta – aspeto determinante para o equilíbrio de forças no basquetebol em cadeira rodas -, impediram um encontro que se previa pontualmente mais disputado, apesar do expectável ascendente bracarense. No que concerne ao jogo propriamente dito, de referir a rotação permanente dos cinco elementos em campo por parte do técnico bracarense, Ricardo Vieira, a cada dez minutos. Parciais: 30-2 / 10-3 / 28-2 / 19-0 Melhores marcadores: APD Braga – Eduardo Gomes 30 pts, Márcio Dias 22 pts; APD Leiria – Nelson Oliveira 3 pts
Próximos jogos – 8 de dezembro
APD Leiria vs. APD Lisboa, 15h, Pavilhão de Maceira, Leiria
GDD Alcoitão vs. APD Braga, 18h, Pavilhão Henrique Miranda, Queluz