GDESSA e Benfica medem forças nas meias-finais
O GDESSA - Barreiro, atual detentor da Taça da Federação, garantiu a passagem às meias-finais da prova, ao bater o União Sportiva, bicampeão nacional, por 84-61.
Associações | Atletas | Competições | Treinadores
7 JAN 2017
As comandadas de Nuno Manaia controlaram as operações durante a maior parte de um desafio marcado por excelentes momentos individuais. Por sua vez, o SL Benfica superou o Boa Viagem-Angra Açores por 79-76 e, dessa forma, também carimbou o passaporte para as ‘meias’, onde as ‘encarnadas’ têm encontro marcado com o conjunto do Barreiro. Frente às açorianas, as pupilas de André Cardoso tiveram uma vantagem que chegou a ser de vinte pontos, mas permitiram a recuperação das açorianas, que tiveram posse de bola para liderança, mas nunca passaram para a frente.
O atual detentor do troféu teve uma entrada forte no jogo frente ao União Sportiva e conseguiu uma vantagem de dois dígitos ainda durante o primeiro período do encontro (22-12). As açorianas responderam com uma defesa zona 3-2, mas a formação orientada por Nuno Manaia estava muito eficaz no tiro exterior e encontrava sempre boas soluções de lançamento.
Nos 2º e 3º períodos, as pupilas de Ricardo Botelho ainda recuperaram a desvantagem e, aos poucos, foram acreditando que seria possível discutir o vencedor do encontro. No entanto, um parcial de 11-0 favorável ao GDESSA arrumou em definitivo com as aspirações das bicampeãs nacionais, num encontro em que a equipa do Barreiro somou 15 pontos em contra-ataque e obteve uma excelente contribuição das suplentes, com 30 pontos marcados contra zero do banco do Sportiva.
Destaque individual para Layne Murphy (28 pontos e 11 ressaltos), que fez a diferença com a sua presença dominante nas zonas mais próximas do cesto, e Márcia Costa (7 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências), que defendeu Jasmine Crew (13 pontos) com sucesso. Do lado das açorianas, a mais recente reforço da equipa, Sarah Ogoke, terminou o encontro com 15 pontos e 9 ressaltos.
Benfica suou para bater Boa Viagem
No jogo entre SL Benfica e Boa Viagem-Angra Açores, assistiu-se a duas partes completamente opostas. Se as ‘encarnadas’ dominaram a primeira parte, fruto de uma defesa pressionante em campo inteiro, e saíram para o intervalo a vencer por 18 pontos (45-27), as insulares souberam responder no regresso do balneário e encetaram uma recuperação espetacular.
O Boa Viagem obrigou o SL Benfica a cometer 25 ‘turnovers’ e, graças a 12 roubos de bola, sustentou a recuperação. Já no 4º período, a formação treinada por Roberto Simões teve posse de bola para liderança, mas não conseguiu converter o lançamento e, no ataque imediato, Inês Viana marcou um triplo que ajudou a sentenciar a partida.
Taylor Ford (24 pontos e 13 ressaltos) esteve particularmente inspirada pelas ‘águias’, mas contou com a preciosa ajuda de Inês Cruz (15 pontos) e Inês Viana (12 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências), enquanto Alexis Govan (33 pontos, 10 ressaltos e 4 roubos de bola) se destacou entre umas açorianas que tiveram várias atletas condicionadas devido a uma gastroenterite.


