GDESSA em vantagem
Tal como era esperado a eliminatória entre GDESSA e AD Vagos promete ser muito disputada e no 1º jogo a vitória sorriu para a formação do Barreiro (65-51) que, a jogar em casa, colocou-se em vantagem na eliminatória.

Competições
5 ABR 2014
A ronda passa agora para Vagos e as contas são muito fáceis de se fazer. As comandadas de João Janeiro deixaram de ter margem para erro e as escolares têm duas oportunidades para tentar fechar a série. Um grande duelo em perspetiva, tal como tem sido hábito nos últimos anos, sempre que estas duas equipas se cruzam.
O jogo de sábado à noite disputado no Barreiro colocava frente a frente o GDESSA e a AD Vagos, 3º e 6º classificados da fase regular da LFB. Esperava-se um jogo equilibrado, num pavilhão bastante composto, com o público Barreirense a aderir em massa e a criar um grande ambiente para o jogo.O GDESSA entrou por cima no jogo, a liderar sempre o marcador, embora sem nunca conseguir mais do que 6 pontos de vantagem. No final do 1º quarto, a equipa da casa vencia por quatro pontos de diferença (16-12).O 2º período desenrolou-se na mesma toada, a ESSA na frente, liderada por Laura Ferreira sempre em destaque, e do outro lado a resposta vinha na maioria das vezes da americana Korinne Campbell. O Vagos empatou o encontro já na parte final da 1ª parte, mas as escolares responderam com 2 triplos, o último dos quais da autoria de Lydia Bauer, a 2 segundos do intervalo, a levar as equipas para os balneários separadas por seis pontos (33-27).No 3º período, o GDESSA ainda conseguiu fazer subir a diferença pontual para a dezena de pontos, mas o Vagos continuou a colocar pressão nas visitadas, recusando-se sempre a entregar o jogo, tendo ido para o ultimo período com hipótese de disputar a vitória já que o jogo se mantinha em aberto, 47-42 favorável às escolares.E foi isso mesmo que aconteceu nos últimos 10 minutos do encontro. A meio do período as vaguenses empataram o jogo a 49 pontos, o GDESSA tremeu mas não caiu, conseguiu voltar à liderança e quando faltavam 3 minutos para o final ganhava por 4 pontos. Nos últimos 3 minutos, a impecável percentagem da linha de lance-livre das barreirenses (19 em 19 durante todo o jogo), fez o resto.Na ESSA, destaques individuais para a inevitável Laura Ferreira (22 pontos, 7 assistências, 7 faltas provocadas e 10 em 10 do lance-livre), MVP do jogo com 30 de valorização. A dupla de americanas fez 30 ressaltos (15 cada), sendo que Lydia Bauer ainda marcou 15 pontos e Stephanie Sension 10. Vera correia ainda somou 13 pontos, pese embora os 6 turnovers cometidos.Nas vaguenses, destaque para Korinne Campbell com 12 pontos e 10 ressaltos. Janea Fulcher marcou 9 pontos e capturou 10 ressaltos. Joana Jesus saltou do banco para concretizar 10 pontos.No próximo fim-de-semana estão marcados mais dois jogos, desta vez em Vagos, para decidir quem passa à próxima ronda.