GDESSA quebra enguiço

Depois de dois desaires consecutivos, o último dos quais pela diferença mínima, o GDESSA regressou às vitórias na Liga Feminina, ao bater este sábado o Boa Viagem, por 69-66.

Competições
29 NOV 2014

As comandadas de Nuno Manaia começaram fortes o encontro, construíram uma vantagem de 10 pontos durante o 1º período, diferença que viria a revelar-se importante para o desfecho do jogo. Com este triunfo, as escolares passam a ter um registo de 50% (4v e 4d), já as açorianas continuam a ter mais vitórias que derrotas (5/3).

 

O GDESSA pelo segundo fim de semana consecutivo voltava a defrontar um conjunto açoriano, um adversário mais bem classificado na tabela e que está a fazer uma fase regular muito positiva. Conscientes que o jogo não seria fácil, as comandadas de Nuno Manaia iniciaram o jogo muito determinadas, e no final do 1º período já venciam por dez pontos de diferença (18-8).

 

Até ao intervalo, as insulares melhoraram a eficácia ofensiva, o jogo passou a ser mais equilibrado, muito embora tenham sido as visitantes a conseguir um ligeiro ascendente. As duas equipas foram para o descanso separadas por sete pontos (34-27), com o GDESSA sempre no comando.

 

A toada do jogo não se alterou muito no recomeço do encontro, com as escolares a controlarem a marcha do marcador, sempre por diferenças muito próximas da dezenas de pontos. O final do 3º período chegava e o Boa Viagem não conseguia aproximar-se no marcador, tendo entrado no derradeiro quarto a perder por oito pontos de diferença (44-52).

 

As açorianas entraram melhor no 4º período, reduziram para quatro a diferença (48-52), mas o GDESSA respondeu de imediato, e fez subir de novo a vantagem, desta vez para os dois dígitos (61-48). O momento do jogo pertencia à equipa da casa, mas depois do 63-52, reação do Boa Viagem, que com um parcial de 11-0 empatou o jogo a 63 pontos, após uma falta de Bree Farley em ato de lançamento de três pontos. Tatiana Milovac converteu os 3 lances-livres, tudo empatado quando faltavam menos de dois minutos para o final do encontro.

 

Um triplo de Catarina Neves deu novo fôlego ao conjunto do Barreiro, a que se seguiu uma série de lançamentos em áreas próximas do cesto não convertidos pelas atletas açorianas, e acabaria por ser a norte-americana Bree Farley (68-63), a marcar os dois pontos que sentenciariam o jogo.

 

Num jogo em que o GDESSA voltou a alternar o bom com o mau, e um Boa Viagem que nunca deixou fugir a equipa da casa mais do que 13 pontos, manteve sempre o jogo fechado, e poderia perfeitamente ter saído do Barreiro com uma vitória, mesmo tendo estado sempre atrás no marcador.

 

No GDESSA, destaque para as exibições da norte-americana Ladondra Johnson (22 pontos e 12 ressaltos), e para a sua compatriota Bree Farley, autora de 12 pontos e 8 ressaltos. Destaque para o bom desempenho da equipa na luta das tabelas, especialmente na ofensiva onde capturou 14 ressaltos.

 

A trio formado por Symone Roberts (18 pontos), Minisha Mckensie (15 pontos e 11 ressaltos) e Vitória Pacheco (14 pontos e 9 ressaltos) bem se bateu por um resultado diferente. As açorianas estiveram bastante bem a lançar para lá da linha de 3 pontos (5/12 – 41.7%), já nos tiros de curta e média distância não revelaram tanta eficácia (17/47 – 36.2%).

Competições
29 NOV 2014

Mais Notícias