Gil Cruz fortalece departamento de competições da FPB

Antigo internacional nas camadas jovens lusas é o novo diretor de competições

FPB
7 JUN 2022

Gil Cruz é o novo diretor de competições da Federação Portuguesa de Basquetebol. O antigo internacional jovem por Portugal, que conta com participações em dois campeonatos da europa de sub16, um de sub18 e um de sub20, vai liderar o departamento que supervisiona todas as competições seniores, femininas e masculinas.

“Queremos dar alguma estrutura e coerência entre as diferentes competições de seniores, criando uma linha orientadora lógica e enquadrada, que todos os agentes da modalidade, das Ligas à 2.ª Divisão, conheçam”, explica o novo dirigente federativo.

Licenciado em Gestão e com um mestrado em Gestão Desportiva da International Academy of Sport Science and Technology, Gil Cruz chega à FPB após cinco anos de ligação com a FIBA, primeiro como gestor de competições, onde foi peça importante no desenvolvimento do sistema de qualifiers para o Mundial de 2019 e o novo modelo competitivo feminino, e depois como gestor de eventos, onde auxiliou na organização do Campeonato do Mundo 2019, na China, cinco Campeonatos do Mundo de sub17 e sub19, e dos torneios pré-Olímpicos femininos (2020) e masculinos (2021).

“Cada competição tem a sua especificidade, mas a ideia é aproximar as provas femininas e masculinas no que diz respeito ao profissionalismo e visibilidade dos diferentes níveis ”, afirma o novo diretor de competições, que não esconde a satisfação pela chegada à FPB: “É uma responsabilidade, mas um grande orgulho”.

FPB
7 JUN 2022

Mais Notícias