Ginásio vence em Sub-16
A equipa de Sub-16 Masculina do Ginásio, campeã distrital (10º título da categoria nas últimas 12 épocas) conquistou, este domingo, em Coimbra, a Taça Nacional do escalão, ao bater na final o Maia Basket por 82-68.

Competições | FPB
24 MAI 2014
Um agradecimento à Associação de Basquetebol de Coimbra, organizadora desta Fase Final, que se realizou em Coimbra, e todo o esforço e empenho dos seus dirigentes para que tudo corresse (e correu) da melhor forma.
Um resultado que vem confirmar o bom trabalho desenvolvido pelo clube nos escalões de formação, razão pela qual é uma referência no basquetebol nacional. Depois de ter vencido na meia-final o União Sportiva, a equipa liderada por João Mota foi mais forte no jogo do tíulo.Com este resultado, os Sub-16 do Maia Basket sagram-se Vice-Campeões da Taça Nacional, um resultado meritório, tendo em conta o fim de semana intenso e desgastante a que a equipa foi sujeita. Com o apuramento disputado na sexta e uma meia-final com 3 prolongamentos no sábado frente ao Estoril BC (88-83), a equipa lutou até ao limite das suas forças.O Ginásio liderou desde o início O “poste”Voytso Vladyslav encheu o campo e mostrou qualidades atléticas e técnicas de excepção. Uma entrada forte colocou rapidamente a vantagem dos comandados de João Mota na casa das dezenas. As “torres” Gonçalo Barbosa e Voytso Vladyslav mandaram na zona perto do cesto e as tabelas foram na- turalmente conquistadas pelos figueirenses.Basquete de qualidade com direito a “afundanço”O segundo quarto foi o melhor do jogo. O Maia Basket alterou a defesa para uma zona “2/3” e por alguns momentos criou dificuldades ao Ginásio. Mercê desta alteração surgiu uma reacção dos nortenhos que reduziram a desvantagem para apenas 7 pontos. Mas nunca conseguiram baixar a diferença desses sete pontos! João Marçal – um segundo base de muita qualidade -brilhava no Maia Basket. O jogo era agradável. O “poste” Gonçalo Barbosa colocou, então, o pavilhão ao rubro com um excelente afundanço…é bom lem- brar que esta era uma partida do escalão sub-16!Após o intervalo o Ginásio “mandou” sempre na partida. Sem capacidade para vencer a maior estatura da equipa contrária o Maia Basket viveu sempre dos lançamentos exteriores e via o Ginásio “fugir” cada vez mais.Após o jogo a festa foi naturalmente grande, com grande “fair-play”e com cada equipa a entregar à outra as respectivas medalhas.GINÁSIO  82Rui Craveiro (10), Rui Nunes (2), José Dias (5), Gonçalo Barbosa (25) e Voytso Vladyslav (26).Jogaram ainda: Rafael Paixão (2), Tiago Moço (4), Rafael Pires, Pedro de Bastos, Diogo Valls (1) e Diogo Luciano (7). Treinador: João Mota.MAIA BASKET 68 Vinicius Aguero (20), Gonçalo Monteiro (10), Luis Barros (3), João Lago (3) e João Marçal (15).Jogaram ainda: Rui Caravana (2), Pedro Silva (10), Vasco Silva (2), Tiago Martins (3), , Rui Furtado, Diogo Dias e João Martins.Treinador: Bruno dos Santos.Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Espectadores: cerca de 150.Árbitro: Sérgio Adegas e José Lopes (Coimbra).Auxiliares: Luís Sousa e Mário Santos. Ao intervalo: 46-34.Por períodos: 29-15; 17-19; 21-19; 11-15