“Gostava que os exemplos das conferencistas servissem para inspirar outras mulheres”
Cecília Carmo em entrevista sobre a conferência "Mulher no Desporto"
FPB
30 MAR 2021
O próximo sábado, dia 3 de abril, fica marcado pela conferência “Mulher no Desporto”, projeto edificado pela ex-internacional portuguesa, Sofia Ramalho Gomes, no âmbito do programa TimeOut 2.0 da FIBA.
A conferência será moderada por Cecília Carmo, nome incontornável do jornalismo desportivo em Portugal, que conversou com a FPB sobre o evento: “É essencial porque promove a prática desportiva e a Mulher no Desporto. Ou seja, tem havido um aumento, apesar de não ser exponencial, no número de praticantes femininos no desporto português, mas ainda é preciso fazer muito. Quando refiro praticantes digo também treinadores, juízes, dirigentes, toda a envolvente humana que é necessária para a prática desportiva. Esta conferência vem na melhor altura, porque são exemplos de mulheres empreendedoras, lutadoras, pessoas que estão muito bem nas suas áreas profissionais e que lutaram e trabalharam para chegar onde chegaram e que podem servir de mote para outras lhes seguirem os passos. É fundamental que haja esta conferência organizada pela Sofia, mas que haja muitas mais também. São momentos de grande importância”, explica
Para a Cecília Carmo, o mais importante desta ação será mesmo a mensagem transmitida: “Não termos medo de sermos mulheres e em cargos e funções que são muito importantes na nossa vida profissional. No final da conferência, gostava que as pessoas retivessem os exemplos das conferencistas, que estes servissem para inspirar outras mulheres e outras jovens a seguirem os passos das que lá estão. Se no final conseguirmos passar a mensagem de que dá trabalho chegar onde se chegou, mas que se consegue e que vale a pena. Que ser mulher não é um fator incapacitante ou impeditivo de se chegar mais longe, sinceramente isso é o mais importante”, vinca.
No que toca diz respeito à ordem de trabalhos e à conferência em si, a moderadora acrescenta que ficam a perder aqueles que não estiverem presentes: “Vamos ter várias conversas que se podem cruzar com áreas distintas de atuação, específicas de cada uma delas. Vão ser conversas dinâmicas porque as oradoras são excelentes, até porque já tive oportunidade de as ouvir e de conversarmos. A Sofia fez um trabalho notável na organização desta conferência e está completamente imbuída no espírito. Acho que podemos esperar uma excelente conferência, vamos sair de lá todos mais ricos porque a troca de experiências por si só já é muito importante, mas com os exemplos destas conferencistas vai ser uma mais-valia para todos aqueles que assistirem e participarem”, conclui.
A conferência é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscreve-te, aqui!