“Há milhares de atletas a praticar desporto em Matosinhos a cada semana que passa”

A FPB esteve à conversa com Tiago Maia, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, que abordou a realização de mais um Campeonato da Europa na cidade nortenha.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
30 JUN 2017

 

O elemento do executivo matosinhense mostrou o entusiasmo pelo quinto ano consecutivo de organização de grandes eventos, falando ainda dos méritos do concelho em matéria desportiva.

Matosinhos acolherá um Europeu pelo quinto ano consecutivo. Sente que a cidade é já uma das capitais da Europa do basquetebol?

Matosinhos é, pelo menos, uma das capitais nacionais do basquetebol, não apenas por receber o Europeu de Sub 20 Femininos, mas sobretudo pelo trabalho de base que é feito quotidianamente pelos clubes na formação de jovens basquetebolistas. É este trabalho que, a par de uma grande competência organizativa, permite a Matosinhos acolher esta competição e rodeá-la de um público entusiasmado, capaz de levar as equipas a superar-se. Se isto impressiona a Europa, tanto melhor. Mas temos a perfeita consciência do muito que nos falta para sermos uma das capitais europeias do basquetebol.

 

Como explica estas parcerias de sucesso no concelho, já várias vezes elogiadas no âmbito internacional? É esse o segredo para o sucesso?

O objetivo da Câmara Municipal de Matosinhos passa por sermos capazes de nos assumir como uma referência nacional aos mais diversos níveis, da Educação à Cultura, do Ambiente à Ação Social, pelo que, muito naturalmente, espiramos também a uma posição liderante no que respeita às políticas desportivas municipais. Este objetivo passa menos pela conquista de título efémeros do que pelo trabalho continuado e persistente com as instituições desportivas e com um espírito de parceria que nos permite fazer mais e melhor.

 

O que espera da competição deste ano?

Espero que possa ser pelo menos tão entusiasmante e competitiva como nos anos anteriores, cativando o público e entusiasmando-o. Mas espero também que a Seleção portuguesa possa voltar a estar em grande nível, chegando o mais longe possível na competição. Já estivemos muito perto de ser campeões europeus e espero que isso possa suceder este ano.

 

Que palavra quer deixar para os adeptos da modalidade que venham a estar presentes na competição?

Estando a qualidade do basquetebol que vão ver praticamente garantida, uma vez que vão estar em ação as melhores atletas europeias deste escalão, faço votos para que os adeptos possam aproveitar os intervalos entre os jogos para conhecer Matosinhos, o nosso património histórico e cultural, as nossas praias, a nossa gastronomia e os eventos culturais que são já uma marca distintiva da cidade. Há muito para ver na Casa do Design, na Galeria Municipal, no Museu da Quinta de Santiago.

 

Como avalia este ano, até agora, em matéria desportiva para Matosinhos? E para o que falta de 2017, poderá adiantar-nos alguma coisa?

A Câmara Municipal de Matosinhos dedicou 2017 à iniciativa Mar de Desporto, que decorre até ao final do ano, e que inclui dezenas de eventos desportivos, pretendendo ser uma grande celebração do desporto formal e informal. Queremos dar visibilidade aos grandes campeões e, ao mesmo tempo, estimular os ginastas de fim de semana, sem esquecer os milhares de atletas do concelho que praticam desporto durante todo o ano e lutam por vitórias nacionais e internacionais. O balanço não podia, pois, ser mais positivo. Há milhares de atletas a praticar desporto em Matosinhos a cada semana que passa, e vamos continuar a acolher grandes competições como o Europeu de basquetebol até ao final do ano.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
30 JUN 2017

Mais Notícias