«Honrar a camisola»
As madeirenses ainda não perderam no campeonato e a tarefa da equipa do Lousada, na Taça de Portugal, está longe de ser pêra doce.

Atletas | Competições
18 FEV 2015
De qualquer forma, depois de eliminar o Olivais, vai tentar surpreender as insulares.
Joana Ferreira começou por destacar a fantástica fase regular que as madeirenses estão a realizar, facto que logo à partida torna esta ronda da Taça de Portugal num momento extremamente complicado e desafiante para a formação de Lousada. “A antevisão possível a este jogo é a de que o CAB está a realizar uma época excelente. Sendo que é o 1º classificado, sem derrotas, está no topo da tabela, e o Lousada nos lugares mais distantes. Prevê-se um jogo muito difícil para nós, assim como foi contra o Olivais na última eliminatória.”
O adversário é de outro “campeonato”, razão pela qual a atleta atribui natural favoritismo à equipa insular nesta eliminatória. “O CAB está claramente acima da realidade do Lousada, ganha em centímetros, em tempo de treino e em orçamento. O que de antemão já, na teoria, lhes dá um real favoritismo.”
Mas sendo uma competição a eliminar, Joana acredita que os valores pelos quais se rege o grupo de trabalho posam proporcionar uma surpresa de Taça. “Apesar de todas estas diferenças, jogos da Taça de Portugal são eliminatórias, e a nossa equipa trabalha desde Setembro com a mesma ambição, humildade e exigência a que nos propusemos desde o inicio da época: Honrar a camisola vestida.”
Condicionar as vantagens das madeirenses, é o caminho apontado por Joana, algo que só acontecerá se o Lousada for cumpridor da estratégia definida para abordar este jogo. “Na minha opinião, ganhará o jogo quem conseguir ´´aniquilar“ os pontos fortes da equipa adversária. Estamos a trabalhar no plano de jogo para que nos torne possível competir. Se cada uma de nós estiver concentrada no seu trabalho será mais um excelente jogo, tal como fizemos na Madeira, na primeira ronda do campeonato.”
Ainda assim, a atleta promete muito empenho, mesmo tendo em conta as compreensíveis limitações da equipa de Lousada. “A nossa equipa é uma equipa que quer competir em todos os jogos, gostamos de dar bons espetáculos aos adeptos que se deslocam aos pavilhões para nos verem jogar. Sabendo das nossas fraquezas e virtudes, enfrentamos todas as equipas de uma forma séria e o mais profissional possível (embora não o sejamos).”
O conjunto de Lousada está a atravessar uma fase muito positiva, como indicam os últimos resultados conseguidos na Liga. Joana quer tirar partido deste momento favorável para continuar a somar êxitos. “Nestas últimas difíceis deslocações conseguimos 2 vitórias importantíssimas para a nossa realidade, que nos colocam na corrida ao playoff. A equipa está em ascendente, concentrada, focada e encara o jogo da única maneira possível: o caminho é a vitória.”
“Jogando em nossa casa com o apoio do nosso público temos um lema: Estamos em nossa casa e ‘Em nossa casa mandamos nós’".