Illiabum e Oliveirense com encontro marcado este sábado
CJ Dunston e Shaun Willett como porta-vozes na véspera da partida da Liga Betclic Masculina
Atletas | Competições
7 JAN 2022
Num duelo regional, o Illiabum Clube recebe a UD Oliveirense, este sábado (18h, transmissão na RTP2 e FPBtv), num encontro relativo à Liga Betclic Masculina.
CJ Dunston e Shaun Willett, atletas da turma Ílhavo e da formação da Oliveira de Azeméis, respetivamente, que muito têm dado nas vistas e já alcançaram títulos de MVP, lançaram este embate.
No Illiabum, CJ Dunston mostra-se avisado sobre os perigos do adversário: “As maiores qualidades da Oliveirense são a capacidade de ressalto e o contra-ataque rápido. Trata-se de uma equipa veloz, e por isso temos de reagir rapidamente se cometermos erros, antes que a Oliveirense capitalize”, alerta.
Consistência é a palavra de ordem para o extremo norte-americano: “Para vencermos este jogo temos que ser fortes de princípio a fim. Normalmente jogamos durante três quartos, mas há quatro quartos num encontro. Precisamos de ser consistentes durante toda a partida e fortes na luta das tabelas”, indica.
O Illiabum ocupa o penúltimo lugar da tabela, mas para Dunston isso não traduz o desempenho da equipa: “O nosso principal objetivo é atingir o potencial máximo. Deixámos escapar algumas vitórias nos últimos minutos e sabemos que podemos jogar melhor. Não acredito que o nosso registo na classificação seja um reflexo daquilo que somos capazes”, analisa.
Em época de estreia no nosso país, o atleta de 27 deixa elogios aos juízes portugueses: “Este é o meu primeiro ano em Portugal e gosto do campeonato. Esta é a primeira Liga em que fico satisfeito com a arbitragem. Estão a fazer um ótimo trabalho comparando com outros países. Isso torna esta experiência mais confortável”, afirma.
Do lado da Oliveirense, Shaun Willett examina o opositor: “Eu diria que as maiores qualidades do Illiabum são a sua transição e a capacidade de obter lançamentos a partir de penetrações em drible”, refere.
O extremo dá a receita para o triunfo da sua equipa: “O segredo para vencer este jogo é pressionar constantemente para desacelerar a transição e dominar as tabelas com jogadores grandes como o Carlos Dotson, Zane Waterman e Ricardo Monteiro”, aponta.
Willett aponta ao trabalho defensivo da Oliveirense por forma a melhorar a prestação no campeonato, numa altura em que João Figueiredo passou a ser o treinador principal: “Podemos crescer e tornar-nos mais regulares, só precisamos de uma nova mentalidade defensiva, e com o treinador João Figueiredo temos exatamente isso. Ele enfatiza a defesa e os contra-ataques, e isso é exatamente aquilo de que a equipa precisa para voltar ao caminho certo. Temos que melhorar na forma como defendemos as outras equipas, sofrer menos pontos e executar a partir daí. O objetivo principal é vencer sempre, mas também melhorar a cada jogo”, diz.
O jogador de 25 anos não esconde a satisfação por representar a Oliveirense: “Esperava que as coisas me corressem bem aqui. Sei como trabalho e os frutos que posso colher. A forma como estou a jogar pode surpreender algumas pessoas, mas eu espero mais de mim mesmo. A experiência tem sido boa, adoro os adeptos e o ambiente que se vive na Oliveirense. Eles trazem energia a cada jogo e a cidade também é ótima”, conclui.


