Illiabum entra a ganhar
O Illiabum não se deixou abater pelo facto de ter falhado o acesso direto à LPB e começou da melhor forma a 1ª ronda do playoff, ao bater, fora de casa, o vizinho Esgueira por 65-51.

Competições
5 ABR 2014
A superioridade demonstrada pela equipa liderada por Pedro Monteiro na luta das tabelas, bem como o seu desempenho defensivo, ditariam o vencedor deste primeiro jogo da eliminatória.
Seria quase impossível o Illiabum não vencer este encontro, pelo domínio exibido no capítulo do ressalto (55-22), nomeadamente na tabela ofensiva, já que conquistou 23 ressaltos ofensivos. Se a isto juntarmos as fracas percentagens de lançamento da equipa de Esgueira, mérito para a defesa do Illiabum, estão encontradas as razões pelas quais os ilhavenses se adiantaram na eliminatória.Isto apesar do ascendente dos visitantes só se ter feito sentir durante o 2º quarto, já que no final dos primeiros 10 minutos a equipa da casa apenas perdia por dois pontos de diferença (19-21). Os sete pontos conseguidos pelo Esgueira até ao descanso, permitiram que o Illiabum disparasse no marcador, tendo recolhido aos balneários a vencer por quinze pontos de diferença (41-26).Se no recomeço da etapa complementar a equipa visitada melhorou a sua eficácia ofensiva, razão pela qual encurtou distâncias durante o 3º período (45-52), seria a defesa ilhavense a voltar a destacar-se no último período. O Esgueira voltou a sentir enormes problemas para fazer pontos no ataque (6 pontos convertidos), condição essencial para quem quer recuperar de uma desvantagem pontual.O poste ilhavense, Mário Gonçalves (12 pontos e 13 ressaltos), foi MVP do jogo com 20.5 de valorização, já Jaime Silva, embora sem ter estado muito inspirado nos lançamentos de longa distância, foi, com 14 pontos, o melhor marcador do Illiabum. João Fernandes (8 pontos e 9 ressaltos) fez um jogo bastante completo e útil para os interesses da equipa.O base da equipa da casa, João Campos, foi melhor marcador do encontro com 15 pontos, seguido de perto por António Gaioso com menos um (14), mas seria Pedro valente (10 pontos, 4 roubos de bola e 3 ressaltos) o mais valioso da formação de Esgueira.