Illiabum resiste
O Illiabum anulou a primeira hipótese do Maia Basket fechar a meia-final a seu favor, já que, a jogar perante o seu público, os ilhavenses bateram os vencedores da fase regular por 76-71.
Competições
4 MAI 2013
Um triunfo que ficou a dever-se a um fantástico 3º período por parte da equipa da casa, que anulou não só a desvantagem de nove pontos trazida da primeira parte, como a colocou na frente do marcador por uma diferença confortável para abordar o derradeiro quarto (54-46). Com este triunfo a equipa de Ílhavo está a um jogo de distância de conseguir empatar a eliminatória e forçar a negra, já o Maia continua a dispor de duas oportunidades para garantir a presença na final.
Depois de um primeiro período muito equilibrado, vantagem mínima para os visitantes (13-12), o segundo quarto correu de feição aos comandados de Rui Silva que conseguiam fugir no marcador até se atingir ao intervalo (39-30).O descanso permitiu ao Illiabum reconhecer que estariam a 20 minutos de terminar a temporada, algo que que os ilhavenses fizeram questão de demonstrar que não queriam que acontecesse no arranque da etapa complementar. Uma melhoria significativa em termos defensivos, e o período mais concretizador do jogo, permitiu ao Illiabum a reviravolta no marcador (54-46), graças a um parcial de 24-7.Os últimos minutos foram de alguma emoção, em parte por culpa da falta de aproveitamento dos ilhavenses da linha de lance-livre. Quando a pouco mais de 3 minutos do final, a equipa da casa converteu dois triplos consecutivos, com o resultado a subir para 70-56, o jogo parecia estar decidido. João Figueiredo (15 pontos, 7 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola) controlava muito bem o tempo de ataque, Queiroz (19 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) era a referencia ofensiva, e o bloqueio direto a solução escolhida para finalizar as movimentações ofensivas.Indiferente ao resultado, os jogadores do Maia Basket não desistiam de correr atrás do prejuízo, chegando mesmo a 3 de diferença, a 28 segundos do fim, com mais um triplo do canto. Valeu à equipa da casa, após lance-livre, a presença no ressalto ofensivo para evitar males maiores.Tiago Raimundo (15 pontos e 6 ressaltos) e Fernando Martins (10 pontos) foram os outros dois jogadores do Illiabum a terminarem na casa das dezenas em pontos marcados.Nos forasteiros, Nuno Marçal (14 pontos e 14 ressaltos) registou mais um duplo-duplo, já Pedro Catarino com 18 pontos, e João Diamantino com 15 pontos foram os melhores marcadores do Maia Basket.